Boletim Kappa Crucis KAPPA01 -Primavera-2017 | Page 23

Mão na massa
Boletim Astronomico KAPPA CRUCIS ­ No. 1 ­ Primavera 2017

Optica:

Mão na massa

Hora da Faxina

Com o tempo... os espelhos e objetivas de telescópios ficam impregnados com partículas de poeiras, gorduras e fungos ­ como limpar?? pior que uma optica suja, é uma optica danificada!!
Por Herik Mauberberg
Limpeza de espelhos e lentes objetivas de telescopios
Com o passar do tempo e principalmente com o uso, os espelhos e objetivas de telescópios são impregnados com partículas de poeiras, gorduras e até mesmo fungos, dependendo da forma de armazenamento e locais de utilização; Telescópios Refratores e Refletores incluindo os Catadióptricos possuem aberturas que proporcionam, no decorrer do tempo, a entrada de partículas de sujeira que se acumulam nas superfícies ópticas do sistema.
Devido a isso, é despertada a grande questão: Como limpar corretamente os espelhos e partes tão sensíveis de um telescópio? Saber como realizar é de extrema importancia, afinal, pior que uma optica suja é uma optica danificada!! Ha grande variação em procedimento, tecnica e opinião ­ compartilho o que aprendi e adaptei apartir de varias opiniões e discussões pelos foruns da internet.
Refletor
Refrator Catadioptrico
Materiais
Para iniciar o processo de limpeza devemos cumprir com as seguintes as etapas:
1­ Compra dos materiais adequados: ­ Agua Deionizada( Desmineralizada ou Destilada). ­ Detergente Neutro( Sugiro o NionLab). ­ Algodão em Flocos( Preferencia Incolor). ­ Luva Cirúrgicas ou Dedeiras.
ATENÇÃO: Compartilhamento de adaptação de procedimentos coletados na internet com testes próprios do autor: Qualquer tentativa é por conta e risco do executor!!!
­ 19 ­