Boletim JFSS 1ºtrimestre 2014 | Page 7

Durante o fim-de-semana de 8 e 9 de Março, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, esteve presente no simulacro organizado pela Protecção Civil de Setúbal, ao qual se deu o nome de “Setlog 2014”. O objectivo seria testar a capacidade de resposta em caso de catástrofe. O cenário apresentado foi o de ocorrência de um sismo, com epicentro na Falha da Ribeira de Coina e intensidade de 6.4 na escala de Richter, que resultaria em danos diversos nas infra-estruturas da cidade, bem como à necessidade de realojar 150 pessoas.

Os participantes, que incluíam, o vereador Carlos Rabaçal, Presidentes de Juntas de Freguesia, Porto de Setúbal, EDP, PT e Águas do Sado, assim como forças operacionais como a GNR, PSP, Bombeiros Sapadores e Voluntários e Hospital Distrital de Setúbal, reuniram-se na Escola Secundaria do Viso e foram divididos em grupos, sendo constantemente alertados para novos desenvolvimentos face aos resultados do sismo, através de mensagens de texto e orientados por mapas orientados digitais projectados na sala.

O exercício, que se iniciou pela manhã, confrontou os participantes com a necessidade de realojar 150 pessoas que, na Praça do Bocage, reclamavam ter ficado sem habitação. Perante este cenário foram montadas tendas da Protecção Civil no local e feito um pequeno recenseamento dos desalojados de forma a caracterizar o grupo de desalojados e definir quais os cuidados a ter com cada um. Os desalojados foram transportados para o ginásio da Escola Secundária do Viso, onde passaram a noite e foram alimentados. Foi ainda necessário lidar com diversas pilhagens, colapsos de pontes e incêndios.

Ao longo do exercício, a Junta de Freguesia contribuiu com a disponibilização de dois autocarros e cinco funcionários de forma a dar resposta aos acontecimentos simulados. Esta iniciativa, única no país, ajudou os órgãos responsáveis a compreender quais os pontos a melhorar nas suas infra-estruturas, ao mesmo tempo que os preparou para os procedimentos a seguir em caso de catástrofe. As conclusões do “Setlog” serão divulgadas brevemente, o sentimento final foi, contudo, de segurança, tendo-se confirmado a capacidade de protecção e socorro à população numa situação similar à simulada.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião festejou nos dias 7 e 8, o Dia Internacional da Mulher. As comemorações começaram na tarde de dia 7, no auditório da Junta de Freguesia, com um colóquio sobre os direitos das mulheres, organizado em parceria com o MDM, Movimento Democrático de Mulheres. Dirigido por uma mesa composta pela Dra. Joaquina Soares, Dra. Mónica Leitão, membro do Executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, e a Dra. Conceição Loureiro, chefe da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, o colóquio iniciou-se com a exibição de um vídeo produzido pelo MDM e incidiu sobretudo no papel das mulheres ao longo da história e na luta pelos direitos das mulheres.

Na manhã de dia 8, Dia Internacional da Mulher, realizou-se, à semelhança de outros anos, uma caminhada pelos Direitos da Mulher, também em parceria com o MDM, que teve início frente ao edifício da Junta de Freguesia de S. Sebastião e terminou no Miradouro de S. Sebastião. Foram ainda distribuídas flores pela Freguesia, pelo Presidente da Junta de Freguesia Nuno Costa e os vogais Possidónio José Chitas e Carlos Ricardo.

Setlog 2014

Comemorações Dia da Mulher