Boletim JFSS 1ºtrimestre 2014 | Page 4

Promoção da Coesão do Tecido Social

A Junta de Freguesia de S. Sebastião lançou, no inicio deste ano, o seu calendário para 2014. Este ano, em homenagem ao quadragésimo aniversário da Revolução de Abril. O calendário esteve disponível na Junta de Freguesia e em diversas colectividades de S. Sebastião.

Esteve presente no dia 15 de Fevereiro, na abertura da exposição “Tempo Vagabundo”, de Márcia Pião, o vogal Carlos Ricardo, assegurando a presença da Junta de Freguesia nesta importante iniciativa pela cultura.

A exposição, que decorre na Casa da Cultura, junta obras da arquitecta Márcia Pião, com as de alunos do workshop de pintura leccionado pela mesma. O tema, “Tempo Vagabundo”, inspira-se “na falta de tempo pessoal que, neste momento, sinto na minha vida”, afirmou a pintora, que nos disse ainda, que esta mostra, apoiada pela Artiset, tem como objectivo dar a conhecer o workshop de pintura, que decor re em horários pós- laboral, também na Casa da Cultura.

O vogal Carlos Ricardo, congratulou a pintora pelo trabalho realizado e reafirmou o interesse, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, no desenvolvimento de projectos culturais.

O Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Professor Nuno Costa, esteve presente no 37º aniversário do Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo. A ocasião permitiu, ao Presidente, felicitar o Centro de Cultura e Recreio, bem como assegurar o apoio da Junta, dentro do possível, para o sucesso deste projecto.

O Centro de Cultura e Recreio, que foi fundado em 1977 e tem sede no bairro Humberto Delgado, é uma importante estrutura para o tecido social da zona, com uma história que se intercepta com a vida de diversos cidadãos que ali residem. Apesar de manter activo o café existente na sua sede, o Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo viu, nos últimos anos, encerradas grande parte das suas actividades. A nova direcção, eleita em Novembro do ano passado e que é presidida por Paulo Gonçalves, tem, no entanto, feito um esforço por reanimar esta estrutura, visível na criação de uma escolinha de futebol, que conta já com a participação de 30 crianças.

Presente nesta celebração esteve ainda, o ex-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Francisco Rodrigues Lobo, que aproveitou o momento para contar à audiência a apreensão que sentiu quando lhe pediram para utilizar o seu nome para baptizar este Centro de Cultura e Recreio, tendo, por isso, recusado tal honra, que normalmente só é dada àqueles que já pereceram. Os membros fundadores do Centro Cultural conseguiram, contudo, contornar tal apreensão, dizendo-lhe que seria Francisco Rodrigues Lobo em homenagem ao autor contemporâneo de Camões, com o mesmo nome, uma solução que agradou ambas as partes.

A existência de estruturas como o Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo é essencial para o desenvolvimento local e a coesão social das suas populações, pelo que, a Junta de Freguesia de S. Sebastião lhe deseja as maiores felicidades.

Aniversário Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo

Calendário 2014

Exposição “Tempo Vagabundo”

Promoção da Coesão do Tecido Social