Boletim informativo do Lizard Canário Clube Português LCCP_ boletim informativo 2 | Page 5

5
Segundo o seu relato, aqui vão algumas das suas ideias a ter em conta:
Não devemos ter mais de 15 canários nas gaiolas 1,20 m, para evitar que se piquem. Os jovens Lizard’ s só devem se colocados em espaços superiores ao acima referenciado após atingirem os 3 meses de idade. Devemos estar atentos aos problemas intestinais a que os jovens são atritos. A condição ideal no local de criação para manter as aves saudáveis é necessário ambiente seco e que a temperatura na altura das criações seja no mínimo de 15 a 18 graus. Todos os dias à disposição das aves o banho( quando estão nas voadeiras) contribui para uma boa renovação das penas. No seu espaço de criação a iluminação é garantida por lâmpadas True-Lite. Nos dias mais quentes quando a temperatura é excessiva tem um ventilador que assegura a renovação do ar, tendo o cuidado com as correntes de ar. Como prevenção contra os ácaros mantém o local de criação sempre arejado e utiliza o produto ARDAP sem F. C. K. W. e um purificador de ar( marca Ancor)
5
A limpeza do pó nas instalações é feita por um aspirador industrial de grande potência, bem como através e um ionizador.
Questões técnicas segundo A. Tebroke
A calota do Lizard que para muitos criadores alegam ser de grande importância nesta raça, para Tebroke não passa de simples adorno, pois afirma que esta característica não determina o valor de um Lizard, mas sim a qualidade do desenho dorsal.
Utiliza nas criações um casal fixo, alegando que tanto o macho como a fêmea alimentam melhor os filhos.
Como mistura de sementes utiliza 80 % de alpista sem nabo e os restantes 20 % uma mistura de sementes para aves indígenas, pois no seu entendimento as sementes pretas em elevadas quantidades provocam distúrbios intestinais. Durante todo o ano utiliza papa à base de ovo. Durante a muda da pena usa algas marinhas misturadas com a papa de ovo.
O corante amarelo é misturado em água quente à temperatura de 40 ° e posteriormente misturada com biscoito triturado( reduzido a pó) com a finalidade de obter uma coloração amarela intensa e uniforme. Esta técnica de coloração é utilizada em Inglaterra para coloração dos canários de Forma e Posição, nomeadamente o Border e o Fife Fancy.
Na papa de ovo Tebroke junta cálcio vitaminado e uma vez por semana uma colher de sopa carvão vegetal. Quando utiliza vitaminas na água, esta é retirada ao fim da tarde e substitui por água fresca.
Os jovens canários que pretende expor são alojados em gaiolas individuais antes de terminarem a muda, pois através este sistema torna-os mais calmos e evita a picagem( muitas destas gaiolas são colocadas no corredor da sua casa onde as aves estão sempre em contacto com as pessoas).
Na composição dos casais dedica uma grande atenção onde é sensível à plumagem, desenho dorsal e peitoral, forma e tamanho inferior a 13 cm. Quanto aos Lizard’ s em que a sua cor de
5