Vol. 2 - Setembro de 2017
9
EXTENSÃO EM FOCO
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO
A partir da vivência entre estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Serra Talhada -, junto a família de Damião Cordeiro, residente do Sítio Vídeo, comunidade localizada próximo a nascente do Rio Pajeú, em Brejinho-PE, pôde-se conhecer mais sobre a família e as histórias de vida desse senhor, que com muita alegria e simpatia compartilhou de maneira simples e bem humorada suas experiências.
A família em questão é composta por três gerações: pai (Seu Damião), filho (Delmiro Jorge Cordeiro) e neto (Diego). De acordo com o patriarca da família, os mesmo residem no sitio a “vida inteira”, produzindo batata doce, macaxeira, milho, feijão e algumas outras hortaliças para o autoconsumo e o complemento da renda. Dentre as atividades realizadas estão à criação de alguns animais, como exemplo galinhas.
A Extensão Rural praticada pelos alunos/as, professores e a família do sr. Damião promoveu uma enriquecedora troca de conhecimentos, principalmente em relação a convivência com o Semiárido. Conhecer o modo de vida das famílias agricultoras do Semiárido nos faz refletir para o uso de tecnologias de convivência com a realidade, visando o desenvolvimento sustentável.
EXTENSÃO RURAL NA PRÁTICA
Em se tratando de Semiárido sabe-se que o problema da estiagem vem se prolongando com o passar dos anos, e muitas famílias que tiram seu sustento da agricultura encontram dificuldade para produzir,
De acordo com relatos de Damião Cordeiro, apesar da casa possuí encanação, a água nunca chegou em sua residência. Desse modo, tanto a água para consumo quanto para produção são escassas, limitando-se a estruturas de armazenamentos como cisterna, barranco e um pequeno açude, dependentes de água advindas da chuva.