Boletim AZR online 1ª edição | 15 anos AZR | Page 8

8
uma dimensão organizacional sem precedentes.” recorda Musta.

2006 Descida do Zêzere

Pedro Neves, mais conhecido por
Max, chega à Azimute Radical convidado pelos fundadores da Associação. Elemento reconhecido pela sua energia positiva, não consegue eleger um momento marcante pois, cada um tem a sua particularidade.
Em 2006, a Azimute foi convidada para preparar uma descida do Rio Zêzere em Jangada. A atividade foi preparada para um grupo de jovens, da freguesia da Ajuda, organizados no âmbito de um projeto de inclusão social. O Max tinha como missão a coordenação da construção de 4 jangadas que teriam de seguir para a atividade. As jangadas não foram totalmente construídas pois o objetivo era que a fase final da sua execução fosse da responsabilidade desses mesmos jovens.
Max recorda um episódio bastante engraçado quanto a essa atividade. Como na altura a Azimute estava sedeada no edifício da Junta, a construção das jangadas realizou-se no pátio das traseiras do mesmo. Depois de carregado todo o material para a atividade,“ quando íamos passar por baixo do túnel, em direção à saída da Junta, reparámos que a carrinha não passava... Hoje é muito engraçado relembrarmos estas peripécias mas na altura não achámos graça nenhuma. O que vale é que o que tínhamos de mau nos cálculos de matemática, tínhamos de bom na capacidade de“ desenrasque” e lá nos lembrámos de vazar os pneus da carrinha”
8

2007

Challenge Castelo de Vide

Em 2007, a Azimute Radical em parceria com uma associação local decidem realizar um Mega Evento, de forma a potenciar todos os recursos naturais na região de Castelo de Vide. O programa foi composto por um percurso de orientação em BTT, mega slide, rapel, tirolesa sobre uma barragem, canoagem, paintball e mergulho.
“ Foi, à data de hoje, a atividade que mais exigiu de nós tanto a nível físico como psicológico e financeiro. Talvez também por todas essas dificuldades, foi um dos momentos mais marcantes da história da Azimute porque nos permitiu crescer e ganhar
“ Foi um evento desgastante. Levou cerca de três meses a preparar, vários reconhecimentos a uma longa distância.” Max diz que não houve descanso durante a fase de preparação do seu primeiro grande evento na Azimute.“ Saíamos do trabalho, reuníamos à noite, voltávamos ao trabalho depois de dormir uma ou duas horas”
Para Vasco Estevão este foi o evento que lançou a Azimute a todos o níveis, incluindo mediáticos:“ O Challenge Castelo de Vide, em termos organizacionais, foi aquilo que sempre ambicionámos enquanto organizadores de eventos e a promover atividades radicais.” Já em termos operacionais, Max recorda que entre montagens e dinamização de atividades foi“ uma semaninha sem dormir”
As equipas de participantes eram constituídas por algumas figuras mediáticas da televisão e do mundo da moda, realçando a participação de Cláudia Vieira e Pedro
Teixeira da série bem conhecida da juventude na altura,“ Morangos com
Açúcar”. Durante todo o período da prova, destacaram-se o espirito de aventura e o ambiente agradável e divertido partilhado entre todos.
Ao mesmo tempo que se transformou num dos momentos mais marcantes pela positiva, o Challenge Castelo de Vide transportou simultaneamente a Azimute para uma das suas épocas mais difíceis. Vasco lembra que
21 de Outubro de 2016- Boletim Semestral