Boletim AZR online 1ª edição | 15 anos AZR | Page 6

6

2003 Escalada & Rapel

Carlos Pinto, mais conhecido por
Motinhas, devido à sua“ doença” por motas, e Ana Ramos dão rosto ao ano 2003. Um período marcado por duas atividades de maior destaque: Espeleologia, em Salir do Porto, e Manobras de cordas, no Monsanto.
Pá, bora lá, arranjar um grupo de amigos. E arranjámos um grupo de amigos, uma série de pessoas em que algumas delas não tinham interesse nenhum mas acabaram por vir.“ Depois de fazerem Escalada e Rapel na parede da Serafina,“ renderam-se”. Foi um dia extremamente divertido e marcante para aquelas pessoas que ainda hoje falam nisso.

Espeleologia

Gostei imenso!”
Quem trabalha na Azimute é por amor e não é à camisola, é à Associação, aquilo que ela representa no seu todo. – Ana Ramos
Ana Ramos participou em algumas atividades promovidas pelo grupo inicial da Azimute antes de integrar a equipa.“ Sentia uma segurança muito grande, desde o início. Digamos que … eu já era louca, eles tiraramme a camisa-de-forças.” Para Ana, o Monsanto é o ponto de partida para a sua aventura na Azimute Radical. Escalada e Rapel foram as atividades promovidas nesse dia. O marcante deste dia foram as atividades mas mais que isso,“ a vontade do grupo de jovens em aproveitar aquilo que já sabia com o objetivo de crescer e fazer algo mais para a comunidade.” É neste momento que Ana ganha uma enorme admiração por este grupo:“ Isto é maravilhoso e fez-me apaixonar pela Azimute e manterme apaixonada. Uma pessoa sentir uma paixão é fácil mas manter-se apaixonada 15 anos é que é maravilhoso!”
Motinhas explica que a preparação desta atividade foi bastante simples, na sua perspetiva.“ O João vira-se e diz:
6
Da sua passagem pela Azimute, Motinhas recorda ainda a atividade de Espeleologia. Começa por frisar a dificuldade em levantar cedo para mais uma atividade-“ Mas porque é que eu me meto nisto!” – Mesmo sabendo que, no final do dia, o sentimento de valer a pena iria predominar.“ Entras por um buraquinho pequenino e, depois de estares lá dentro pensas … bem, isto é maravilhoso! Não sei a quantos metros de profundidade estávamos mas era simplesmente fascinantes. Havia um enorme formação de estalactites e estalagmites e ainda mais raro uma bailarina( a união de uma estalactite com uma estalagmites). A sensação de estares num espaço confiando faz-te por à prova os teus medos / receios. No final, sais de lá todo sujo mas com a sensação de verdadeiro fascínio.

2004 Mergulho

Mergulhar é uma experiência verdadeiramente única. O medo inicial, muitas vezes associado ao pânico gerado pelo contacto com o desconhecido, é rapidamente substituído pela calma, segurança e fascínio. O contacto direto com um elemento tão forte como a água, após a criação de uma ligação, desperta no participante diferentes tipo de sensações.
Com o intuito de proporcionar essas mesmas sensações aos participantes que vinham a usufruir das atividades promovidas pela Azimute Radical, foi lançado o convite à empresa onde
Joana Raimundo, carinhosamente apelidada de“ Janita”, trabalhava:“ Na altura foi a Azimute que recorreu à escola de mergulho onde
21 de Outubro de 2016- Boletim Semestral