Boletim AZR online 1ª edição | 15 anos AZR | Page 19

19
Fábio Sousa, atual presidente da Junta de Freguesia de Carnide, define a equipa da Azimute como“ verdadeiros aliados”. Na atualidade,“ São importantíssimos na construção de uma melhor freguesia e têm dado uma ótima resposta aquilo que são as solicitações da junta. Para além das solicitações, tem sido muito importantes naquilo que é ser proativo e a proporem novas dinâmicas, novos projetos, novos momentos na freguesia.”
Há 15 anos em Carnide, foi sempre em prol desta comunidade que a Associação Azimute Radical desenvolveu estas atividades. Paulo Quaresma que em 2001 era Vogal da Junta e depois foi eleito presidente, ainda se lembra da formação inicial da AZR constituída por um grupo de jovens com fortes ligações aos escuteiros do Bairro Padre Cruz.
Paulo lembra que“ a parceria começa muito com a formação dos próprios técnicos ligados à educação” e que desde essa altura“ a Azimute cresceu muito, não perdendo a sua identidade inicial que era a ocupação dos jovens da comunidade. Aos poucos foi crescendo não só para o apoio a esses jovens da freguesia como prestando alguns serviços à própria junta como animações de verão, páscoa, etc.“
Num constante processo de evolução, Fábio Sousa, na altura ainda dirigente associativo, via a Azimute como uma“ Associação que acrescentava muito valor ao território e às pessoas com quem trabalhava.” Hoje, enquanto presidente“ vejo uma Associação dinâmica, que não tem medo de enfrentar desafios, com uma dinâmica sempre muito interessante em prol desta comunidade, o que é uma grande mais-valia.”
Aos olhos desta Associação e nas palavras do seu presidente, Vasco Estevão, a Junta de Freguesia é um verdadeiro pilar que em muito contribui para o crescimento diário da Azimute Radical. Sabendo o reconhecimento que a AZR faz à autarquia local, Paulo Quaresma menciona dois momentos extremamente importantes na história da Azimute, motivados pela parceria com a Junta de Carnide:“ Quando a Junta assume o Espassus vai buscar como parceiro privilegiado para a gestão da piscina a Azimute. Isto consolida de alguma forma a parceria que a Junta de Freguesia tem com a Azimute e ao mesmo tempo alarga a possibilidade da Azimute desenvolver o seu trabalho(…) O segundo foi o caminho que se fez para a reutilização da atual sede, simultaneamente a Casa da Juventude, mas que não deixa de ser a sede da Azimute.(…) A partir daqui poderia ser o grande salto da atividade da Azimute para o futuro. Estes dois momentos marcam muito a intervenção que a Azimute faz na comunidade”
Valorizando sempre esta parceria e sabendo a enorme vontade que a AZR tem em continuar a dinamizar iniciativas visando o bem-estar da comunidade, quando questionado sobre que projetos esta Associação pode vir a desenvolver, Fábio Sousa responde que, em Carnide,” há um mundo de possibilidades mas estamos muito focados em, no futuro, tornar a freguesia mais verde. Provavelmente os próximos desafios serão nesta área …”
O futuro é já amanhã mas não devemos, de forma alguma, esquecer o passado e o presente. Assim sendo, a Associação Azimute Radical manifesta o seu mais profundo agradecimento e admiração à Junta de Freguesia de Carnide por estes 15 anos de uma parceria de muito sucesso, partilha e confiança.
Boletim Semestral- 21 de Outubro de 2016
19