10
mos, promovemos uma formação direcionada a agentes de intervenção comunitária, ou seja, os técnicos das associações que trabalhavam na comunidade, a fim de capacitá-los para fazer coisas como organizar uma prova de orientação, princípios básicos de montagem e execução de rapel, slide ou escalada. Neste contexto, fizemos também uma formação em Gestão e organização de eventos.”
Colónias de férias
A responsabilidade da coordenação das colónias de verão da Junta de Freguesia de Carnide( jovens adolescentes), marcaram igualmente o ano de
2009. Centenas de crianças cheias de energia e animação, esperando ansiosamente pela atividade do dia seguinte quer fosse uma ida à praia, à piscina ou uma tarde de atividades radicais. Um grupo de monitores, diariamente empenhados em proporcionar momentos inesquecíveis aos mais jovens, nunca descurando o rigor e a segurança exigidos no trabalho com os mais pequenos. Um coordenador responsável por todo o processo administrativo, gestão e organização das colónias de Férias.
“ As colónias foram, realmente, um projeto com o qual nunca esperei ter o trabalho que tive e aprender aquilo que aprendi. Pela primeira vez, fiz a coordenação de todo o verão em termos de atividades que se faziam nas colónias. Foi um trabalho que me deu um“ Know How“ bastante grande na parte de criação, programação e toda a montagem daquilo que é uma atividade da Azimute.”, recorda Ricardo.
10
2010 AZR Cultural
No âmbito do projeto“ BIP-ZIP – Bairro de Intervenção Prioritária / Zonas de Intervenção Prioritária”, as entidades parceiras, dentro das suas competências, desenvolvem trabalho junto das comunidades em que se inserem os seus projetos, colaborando no desenvolvimento das relações de vizinhança, fortalecer o orgulho e sentido de pertença ao bairro, sinalização das dificuldades das populações e ajudar a encontrar soluções para os mesmos.
Em 2010,“ a criação da área cultural da associação transforma-se em mais uma resposta que se criou neste projeto com a vontade de irmos
mais longe!” refere Mónica Diógenes, antigo membro da Direção da Azimute Radical.“ O 1 º espetáculo de teatro“ Ora toma que é do bairro”, foi um espetáculo sobre as memórias e atualidade do Bairro Padre Cruz!” Uma revista à Portuguesa que surpreendeu o público pela sua qualidade, guarda-roupa fabuloso e imparáveis gargalhadas!
A área cultural continuou o seu trabalho e além da reposição da Revista, em 2011, a Associação Azimute Radical estreou“ Numa Casa Portuguesa …”, uma trágico-comedia sobre a típica casa portuguesa onde a família é mais que muita e a confusão é o“ prato do dia”. Foram vários dias de casa cheia, nos quais reinaram as gargalhadas e boa disposição.
21 de Outubro de 2016- Boletim Semestral