2
4
INTRODUÇÃO
Esse artigo apresentará as regras e a história de uma modalidade paraolímpica
que tem um poder impressionante de inclusão. A bocha paraolímpica é muito similar a bocha convencional, o objetivo desse jogo é fazer as bolas encostarem-se à bola alvo que se localiza ao centro.
HISTÓRIA
Não há relatos sobre o surgimento desta modalidade, mas ela teve sua estreia em jogos no ano de 1984. Alguns estudiosos afirmam que a bocha teve sua origem no Egito ou Grécia e, como a maioria dos esportes, começou só como um passatempo. Ela foi oficializada somente anos depois, na Itália e chegou ao Brasil em 1970, junto com os imigrantes italianos. Nosso país estreou nas paraolimpíadas de 2008, faturando duas medalhas de ouro. Em 2012, o Brasil conquistou três ouros e um bronze.
REGULAMENTO
As dimensões da área para a realização do jogo são de 12x6 metros, a quadra deve ser lisa e plana em um ginásio com piso de madeira ou sintético. A modalidade é dividida em quatro classes, BC1, BC2, BC3 e BC4, sendo que a sigla BC significa Boccia Classification, classificação da bocha. As classes são divididas a partir da limitação de cada atleta.
Na classe BC1 participam apenas atletas que possuem paralisia cerebral, com difusão motora que afeta todo o corpo e que possuem dificuldades motoras, como segurar e jogar a bola. Na classe BC2, como na anterior, o atleta possui paralisia cerebral, porém possui controle do tronco e é capaz de se deslocar e realizar movimentos de uma forma mais lenta. Para um jogador se encaixar na classe BC3, ele deve ter paralisia cerebral ou de origem degenerativa e nesta classificação o atleta não apresenta força e coordenação suficientes para segurar e largar a bola, muitas vezes precisando de aparelhos para auxilia-lo.