Não é a primeira vez que as ondas desencadeadoras foram identificadas nas células. O ciclo celular, na qual as células se dividem para formar novas células, também regula a produção via ondas-gatilho. O mesmo acontece com os potenciais de ação neuronal, que permitem que os neurônios transmitem sinais via impulso elétrico. E não termina aí.
"Esse trabalho é outro exemplo de como a natureza faz uso destas ondas de gatilho — coisas que a maioria dos biólogos nunca ouviu falar", disse James Ferrell, MD, PhD, professor de química e biologia de sistemas e de bioquímica em Stanford. “É um tema recorrente na regulação das células. Eu aposto que vamos começar a ver em livros didáticos em breve”.
Uma das formas melhor compreendidas de morte celular, a apoptose ainda intriga os cientistas. “Às vezes nossas células morrem quando realmente não queremos — digamos, em doenças neurodegenerativas. E às vezes nossas células não morrem quando realmente queremos — como no câncer ”, disse Ferrell. "E se quisermos intervir, precisamos entender como a apoptose é regulada".
Ondas de gatilho requerem dois elementos principais: um ciclo de retorno positivo e um limiar — pense em dominó. Um dominó bate no outro e faz com que o dominó seguinte caia. O limiar é a força necessária para derrubar completamente a peça. Um dominó apenas tímido de seu limite iria balançar e balançar de volta para uma posição vertical, enquanto um que atingisse o limite cairia.
Em uma célula apoptótica é semelhante. Uma vez que a morte celular é iniciada, por meio de doença ou outra coisa, proteínas “assassinas” específicas na célula, chamadas caspases, são ativadas. Estas proteínas então flutuam para outras caspases e as ativam, dando sequência à onda que termina na morte da célula.
Como a morte se espalha por nossas células?
Como a morte se espalha por nossas células?
"Ele se espalha dessa maneira e nunca diminui a velocidade, nunca desaparece", disse Ferrell. "Não tem amplitude menor porque, a cada passo do caminho, está gerando seu próprio ímpeto convertendo moléculas inativas em moléculas ativas, até que a apoptose se espalhe para todos os cantos da célula".