Bio Estética - Acne 1 | Page 22

Acne e própolis

Devido às reações adversas comuns no tratamento, e a existência de uma possível resistência bacteriana, a procura por alternativas naturais têm crescido nos últimos tempos e a Própolis tornou-se alvo de várias pesquisas e estudos visando a sua utilização contra as acnes.

Por ser uma substância natural, coletada de secreções salivares e cera produzidas por abelhas, a própolis possui efeitos antimicrobianos amplamente estudados e comprovados, além de ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.

Pesquisas em laboratório (in vitro) concluíram que o extrato de própolis é eficaz para o tratamento da acne, pois apresentou atividade antibacteriana em várias concentrações (10%,5%,2,5%,1,25% e 0,625%) contra a bactéria Propionibacterium acnes.

Além dos componentes já citados, o ácido caféico, o éster fenetílico do ácido caféico e os flavonoides são os principais responsáveis pelo poder antibiótico da resina. Outra ação desse produto natural e que pode ser usado a favor do tratamento da acne é seu efeito cicatrizante que juntamente com a ação anti-inflamatória é bastante aprazível no curso do tratamento da acne.

Concluímos que a própolis tem mostrado seu grande potencial como agente preventivo e curativo no tratamento da acne, o que possibilita o desenvolvimento de muitos produtos como, por exemplo, formulações cosméticas voltadas para essa doença. Devido a esses resultados promissores a indústria cosmética tem investido progressivamente na utilização da própolis no tratamento da acne, principalmente em cosmecêuticos.

21