Bio Estética - Acne 1 | Page 15

1. LAVAR

O primeiro passo é manter a pele limpa, que não significa lavar o rosto muitas vezes ao dia - o que pode causar um "efeito rebote", deixando a pele ainda mais oleosa. Duas vezes ao dia é o ideal, usando sabonetes específicos para o seu tipo de pele.

2. LIMPEZA DE PELE

Fazer limpeza de pele periodicamente ajuda não só a eliminar a sujeira, mas também controla o excesso de oleosidade, retira o acúmulo de células mortas da camada córnea, o que favorece a hidratação, além de deixar a pele com aparência mais jovem e limpa.

3. HIDRATAR

Muitas pessoas acham que, por ter a pele oleosa, não precisam hidratar. Pelo contrário, a hidratação faz parte do tratamento contra a acne, já que ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. O ideal é escolher um hidratante específico para o seu tipo de pele.

4. PROTETOR SOLAR

A proteção solar é fundamental para a boa saúde da pele, mas muitas vezes costuma pesar ou deixar o rosto melado ao longo do dia. Neste caso, a melhor opção é optar por um protetor solar com textura fluída e oil-free.

5. MAQUIAGEM

Alguns produtos acabam obstruindo os poros e colaborando com a oleosidade da pele. O melhor é optar por versões oil-free e não comedogênicos - traduzindo: que não afetam os poros.

6. ALIMENTAÇÃO

Já ouviu falar que chocolate dá espinha? A explicação é mais complexa: na verdade, alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico podem favorecer a produção de sebo na pele - e aí entra o chocolate que, além de gorduroso, tem bastante açúcar. Chocolates com mais cacau são opções mais saudáveis para quem não resiste a um docinho. É importante lembrar que, assim como o chocolate, outros alimentos com essas características também podem interferir na saúde da pele. Por isso, manter uma alimentação saudável pode fazer muito bem para a cútis.

7. CUIDADO COM A AUTOESCORIAÇÃO

Espremer um cravo ou espinha pode machucar a pele causando manchas e cicatrizes. Resista à tentação. Neste caso, faça uma compressa morna e aplique uma pomada secativa. Se forem muitas espinhas, o melhor é procurar um especialista.

14