BIBLION MAGAZINE EDIÇÃO DIGITAL #2 / Outono 2016 | Page 8

10 %
ESCOLHA DO EDITOR
O ELOGIO DA IMPERFEIÇÃO Paolo Scquizzato
Preço do Editor / Imp .: 5,30 € bestvalue
10 %
5,30 €
CÓD : BB-1050
ADQUIRA EM BIBLION . PT , OU PREENCHA CUPÃO DA PÁG . 33

O Elogio

P aolo

Paolo Scquizzato
Scquizzato coloca-nos perante a verdade da nossa Humanidade : a Imperfeição . Esta obra apresenta não só a nossa natureza débil , frágil , limitada e pecadora , mas também nos conduz , nesta reflexão , a assumir a necessidade de reconciliação pessoal , com os outros e com Deus ?
O autor alerta para o facto de : o “ nosso drama de cristãos é desejarmos ser performantes , até diante de Deus . Fizemos do Cristianismo a religião do « tender para o perfecionismo moral » - confundindo-o com a santidade - , como se fosse a única condição para obter o amor de Deus e os seus dons . Mas o único dom que Deus poderá conceder-nos não será senão Ele próprio , quer dizer , Amor , perdão e misericórdia .”
O autor insiste que a
O PORQUÊ DA CAPA
“ Escolhi as obras de Filippo Rossi para capas dos meus livros pela amizade que nos liga e pela sua arte . Toda a obra de Filippo Rossi é um testemunho da revelação através da arte , de uma salvação que , chegada de outro lugar , irrompe no espaço escuro , negro , no inferno que habita cada homem e que o torna um crucificado da história , cor do sangue derramado . Arte como epifania da Graça , Presença grátis que irrompe em cor do ouro . Irrupção através do amor mais forte , que vence , que recupera e nada lança fora ; a não ser o pecado , único combustível para que a salvação - que tem o nome de misericórdia - se possa pôr em marcha . Hoje , o homem precisa de chegar a viver espiritualmente , isto é , de abrir-se à possibilidade de ser alcançado , abraçado , amado . Salvo . As obras de Filippo Rossi representam toda esta serena e jubilosa alegria por que o nosso coração anseia e para que é feito .”
FOTO : PAULINAS
“ nossa salvação chegará , não quando tivermos derrotado as nossas misérias , mas quando começarmos a viver a verdade de nós mesmos , isto é , quando começarmos a aceitar-nos com as nossas fragilidades . Nós somos as nossas imperfeições , as nossas feridas e os nossos pecados . Não somos outra coisa , embora talvez o desejemos , mesmo que nos escondamos atrás das máscaras e recitemos guiões que não nos pertencem . […]
Por isso , no Cristianismo , a questão fundamental não é a tentativa de perseverar sobre o mal para chegar até Deus , mas fazer a experiência do amor de Deus que nos acompanha na nossa história pessoal marcada pelo mal .” […] A “ salvação não

Imperfeição da será alcançar o nunca mais pecar ou , um dia , descobrir que não se tem limites , fragilidades ou não se está ferido ; mas será ficar de boca aberta como as crianças - isto chama-se espanto - diante de um Deus que nos ama e nos alcançou na nossa fragilidade . Será aqui que se realizará a passagem da religião para a fé . A religião tende a alcançar Deus com uma vida irrepreensível , a fé é aperceber-se de um Deus que opera e se revela na nossa história ferida .”

Por vezes , procuramos justificar as nossas debilidades com desculpas fáceis , não assumindo aquilo que somos e permanecemos nesse lamento estéril . Neste sentido , Paolo Scquizzato abre-nos uma janela de esperança quando afirma que “ Deus , ao contrário , joga com o que somos agora , neste momento . Intervém sempre na nossa situação concreta : onde reinam a desolação , os medos , as dúvidas paralisantes , as divisões no coração e as divisões entre as pessoas . Deus não nos transforma a vida a partir [ de ] fora , mas está connosco e , assim , faz emergir todas as nossas potencialidades adormecidas , dizendo-nos que valemos pelo que somos .[…]
Deus chega até nós , ama-nos , age em nós de maneira imerecida , por aquilo que somos e não por aquilo que poderíamos ser .
Ele não nos ama se ... mas mesmo que ... É nisto que está o amor de Deus por nós : em ser e estar a nosso favor .
O amor de Deus é atual ; somos amados de maneira louca por Deus , neste momento , por mais débeis , pecadores , frágeis , desgraçados e sujos que possamos ser . Ama-nos assim ! Na nossa situação indecente , impossível . […] O nosso valor vem da confiança que Deus deposita em nós . Entre Deus e o homem , o primeiro a confiar-se é Deus . No fundo , a fé é isto : crer que Deus está em nós . Quando aqueles que Deus escolheu reconhecem esta realidade esplêndida , Deus faz crescer a força que está neles .” enriquecedor .
POR AGOSTINHO FARIA , USADO COM PERMISSÃO . PUBLICADO EM WWW . IMISSIO . NET , EXCERTOS EXTRAÍDOS DE O ELOGIO DA IMPERFEIÇÃO , DE PAOLO SCQUIZZATO , PUBLICADO POR PAULINAS EDITORA , LISBOA
8
OUTONO 2016