Data Warehouse é um armazém de banco de dados que e usado para leitura e análise de grandes volumes de informações de outros sistemas realizando relatórios de dados acumulados, o seu foco é organização fornecer um histórico de dados com a possibilidade de criar filtros afim de se encontrar e extrair a informação necessária que possa ser explorada. Data Mart são bancos de dados devidos por departamentos, a sua intenção é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados para responsabilidade de cada departamento
Como construir um projeto de Data Warehouse é dispendioso e demora um bom tempo. Tudo depende do tamanho da empresa, do número de bases de dados que irão integrar o projeto, interfaces com outros sistemas, quantidade de pessoas na equipe, comprometimento e dedicação para implementação, ferramentas utilizadas, etc.
Percebendo isso algumas pessoas resolveram segmentar a construção do Data Warehouse, começando por departamentos a criação do mesmo. Ao invés de fazer o caminho tradicional, que é construir um Data Warehouse e a partir dele os Data Marts, fizeram o contrário. Começava-se pelos Data Marts e esses iriam fazer a alimentação no Data Warehouse. As vantagens são muitas. A principal é o tempo de implementação. Há alguns casos que um Data Marts para área comercial foi construído em apenas 3 meses.
Um Data Mart pode ser criado de duas maneiras:
1) Capturando dados diretamente de sistemas transacionais, cada Data Mart buscando as informações relevantes para o seu mercado;
2) Capturando dados de todos os sistemas transacionais em um Data Warehouse central, que por sua vez alimenta todos os Data Marts.
Br viewer / Março, 2015 7
Data Warehouse e Data Mart
A primeira opção irá fornecer um Data Mart de forma mais rápida, porém sem levar em consideração o cruzamento de informações entre as demais áreas de assunto já a segunda opção tende a ser mais eficiente mas demandará mais tempo para apresentar resultados.