O Shimano Fest, maior Festival de Bike da América Latina, de 2019 acontecerá entre 22 e 25 de agosto, tendo os dois primeiros dias reservados para profissionais da área e o fim de semana aberto ao público em geral, a entrada será franca em todos os dias.
O festival deste ano foi considerado um sucesso, com a presença de mais de 30 mil visitantes e diversas atrações como teste de diversos tipos de bikes, como as elétricas (e-bikes), palestras, lançamentos de produtos, shows e atividade para crianças. O evento de 2018 aconteceu no Memorial da América Latina e de 2019 ainda não tem local confirmado.
"Quando criamos o Shimano Fest, em 2010, nosso objetivo era envolver a família, o público em geral, pessoas comuns, com o universo da bicicleta e da pesca. Queríamos também, ao mesmo tempo, reunir em um ambiente alegre e descontraído, as principais marcas do mercado", destaca Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America.
Para Takayanagi um evento de bicicletas ser uma das grandes atrações do ano na capital paulista, referindo-se ao do ano passado, é motivo de orgulho.
2
"Hoje, vemos o crescimento da mobilidade por bicicleta, do número de praticantes de ciclismo, principalmente entre as mulheres, e o Shimano Fest como um evento que mobiliza grande público", afirma o presidente que promete muitas surpresas para o próximo festival.
A última edição aconteceu no mês de setembro e teve um crescimento de 20% do público em relação ao Shimano Fest de 2017, que reuniu cerca de 25.500 amantes de bicileta no Jockey Club de São Paulo.
Só o bicicletário do último festival recebeu 5.600 bikes, o test-ride cresceu 17% com a participação de nove marcas, 120 bicicletas e mais de 5 mil testes.
O Shimano Fest deste ano arrecadou cerca de 5 toneladas de alimentos não perecíveis doados pelos visitantes, 65% a mais do que no ano passado e reuniu 5.400 lojistas do mercado de bikes em um espaço de 5.000 metros de área coberta.
Maior evento de bike da América Latina tem data marcada
A ação foi realizada pela primeira vez em Santana de Parnaíba e há quatro anos a cidade de São Paulo tem sido a sede
Mariana Fonseca
ESSE É O MEU PEDAL
Saber onde, quando e como você pretende utilizar sua bike é um fator crucial
na hora de escolher a sua magrela
Isabela Morais
Com a instalação de diversas ciclofaixas por toda a cidade, é natural o interesse da população por esse meio de transporte. A Bike, além de contribuir com o meio ambiente e não gerar poluição,também traz diversos benefícios a quem pedala.
A prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio a recuperação de lesões ósseas e artrite, melhora da coordenação motora e a construção de resistência física, são alguns dos fatores positivos na vida de um ciclista. Mas você sabia que existem diversos tipos de bike?
Bike Urbana
As bikes urbanas trazem consigo paralamas, farol, lanterna, buzina e muitas vezes podem ter bagageiro. Com pneus mais finos e sem cravos, a eficiência no asfalto é garantida, além de um selim mais confortável. Também proporciona mais estabilidade.
mais confortável. Também proporciona maior estabilidade.
Montain Bike
Equipados com pneus largos e cravos, oferecem maior estabilidade em terrenos irregulares ou lama, também podem ter sistema de amortecimento, suspensão dianteira, full suspension (dianteira e traseira) ou rígida/hardtrail (sem suspensão).
Road Bike
Biciletas extremamente leves e feitas para velocidade, são bikes apropriadas para o asfalto ou estrada. Os pneus finos e de alta pressão diminuem a aderência ao solo, exigindo maior técnica e prática do ciclista.