atómica maio de 2024 | Page 24

O PODER DAS PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADAS

Maria Luisa Rodrigues

O que são as plantas geneticamente modificadas?

Os genes são segmentos de uma molécula de ADN (ácido desoxirribonucleico) e guardam a informação das características que cada ser vivo herda geneticamente. Estes são formados por uma sequência específica de ADN que contém as bases nitrogenadas: adenina, timina, citosina e guanina. É através dos genes que o nosso organismo produz proteínas que desempenham uma função específica no nosso corpo.

As plantas geneticamente modificadas ou plantas transgénicas apresentam material genético que foi alterado, contendo um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética.

Há já um número significativo de plantas com genes introduzidos que levam ao surgimento de caraterísticas desejadas, como a resistência à deterioração, a doenças ou a herbicidas ou promovem maior valor nutricional.

 Através da transformação genética, o gene que contém a característica de interesse é identificado e selecionado. De seguida esse gene é isolado e inserido no genoma da planta. São dois os métodos mais usados: o sistema de Agrobacterium e a biolística.  O primeiro método utiliza a bactéria Agrobacterium tumefaciens para introduzir o gene de interesse no genoma da planta; na biolística procede-se ao bombardeamento de células com micropartículas metálicas.

Nas etapas finais são avaliadas a eficiência e biossegurança da planta transgénica, de modo a poder ser aprovada pelo órgão responsável de cada país.