No passado dia 11 de dezembro de 2023, o Planetário Portátil Starlab marcou presença na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, para incentivar ao conhecimento e educar, de forma imersiva e interativa, os alunos do 7.º ano sobre astronomia. Foram realizadas seis sessões guiadas pelo Astrofísico Vasco Elói, cada uma com a duração de 50 minutos.
A visita ao planetário permitiu uma nova apreciação das vastas maravilhas do cosmos. À medida que os estudantes se envolveram na experiência, o sentimento predominante foi de encanto e fascínio. Agora, ao olharem para o céu já não vêm apenas estrelas soltas, mas sim um conjunto de constelações que permitem não só orientarem-se, mas também fornecem informações sobre a organização dos nossos antepassados relativamente ao calendário, que é utilizado até aos dias de hoje. Um dos alunos afirma: “A minha perceção mudou, pois eu não sabia como se podiam localizar e descobrir as constelações, mas depois da apresentação já o consigo fazer.”
Num questionário realizado pela atómica após a visita, uma esmagadora maioria dos alunos expressou os seus sentimentos positivos sobre esta ‘viagem’. Estabeleceu-se um consenso: muitos destacaram como pontos altos da apresentação os gráficos cativantes, as atividades interativas e a abundância de informação sobre planetas e constelações. A jornada pelos reinos celestiais acendeu uma faísca de curiosidade que transcendeu os limites da sala de aula.
Para terem uma noção, 59% dos participantes relataram um grande aumento tanto na compreensão dos corpos celestes como no interesse global pelos mistérios do universo. Um aluno comentou: “Comecei a perceber mais sobre eclipses lunares e solares, dos quais não sabia nada! Obrigado pela visita.”
Isto é um grande indicador da eficácia das experiências educacionais fora da sala de aula.
O planetário não proporcionou apenas um banquete visual de maravilhas cósmicas, mas também serviu como catalisador para o crescimento intelectual. Os estudantes não foram meros espectadores; foram participantes ativos numa jornada que expandiu os seus horizontes e estimulou as suas mentes.
Ao refletirmos, torna-se evidente que as oportunidades de aprendizagem práticas e imersivas são imprescindíveis na formação da próxima geração de observadores de astros e entusiastas da ciência. Os ecos de entusiasmo no planetário certamente permanecerão nos corações e mentes destes alunos, deixando-os com uma curiosidade cósmica que poderá impulsioná-los para explorar o grande desconhecido.
Por fim, não nos podemos esquecer o quanto somos pequenos e o quão o universo é misterioso e espetacular. ■