atómica fevereiro de 2024 | Page 44

Frankenstein

Mary Shelley

Book Cover Editora, outubro de 2022

Considerada por alguns a primeira obra de ficção científica da história, este clássico foi escrito pela jovem escritora britânica Mary Shelley, quando esta tinha apenas 19 anos, e tornou-se imediatamente um best-seller. Frankenstein relata a história do estudante de ciências Victor Frankenstein. Obcecado em descobrir a origem da vida e conseguindo animar matéria inerte, Frankenstein constrói um ser humano a partir de partes do corpo roubadas. Ao dar-lhe vida, recua horrorizado perante a fealdade do monstro. A criatura inicialmente inocente, é atormentada pela solidão e vira-se contra o seu criador.

Vinte Mil Léguas Submarinas

Julio Verne

Girassol, janeiro de 2016

A aventura, a ciência e a surpresa não faltam na por muitos considerada a obra maior de Júlio Verne. Corre o ano de 1866 e um terrível monstro marinho provoca o terror nos mares. Mas o monstro é, na verdade, o submarino Nautilus, construído pelo enigmático capitão Nemo. A ele vão juntar-se o arpoador canadiano Ned Land, o eminente naturalista francês Pierre Aronnax e o seu ajudante Conseil. Nos meses que as personagens passam a bordo do Nautilus, empreendem uma viagem ao mundo subaquático descobrindo a cidade de Atlântida, viajam sob o canal de Suez, medem a imensidão do Pacífico, lutam contra canibais e polvos gigantes, entre outras aventuras…

O Problema dos Três Corpos

Liu Cixin

Relógio D'Água, fevereiro de 2021

No final dos anos 1960, durante a revolução cultural chinesa, um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros iniciam um projeto secreto para contactar extraterrestres. Uma decisão tomada por uma das cientistas mudará para sempre o destino da humanidade quando uma civilização alienígena, quase extinta, capta o sinal e começam os preparativos para invadir a Terra.

Por iniciativa dos produtores de “A Guerra dos Tronos”, David Benioff e D. B. Weiss, “O Problema dos Três Corpos” será brevemente adaptado a série e estará disponível na Netflix.

Eu, Robô

Isaac Asimov

Relógio D'Água, fevereiro de 2022

Publicado originalmente em 1950, “Eu, Robô”, um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos robôs desde a sua origem no presente até ao seu aperfeiçoamento num futuro não muito distante, tornou-se um clássico da ficção científica. É neste livro que são apresentadas as três leis da robótica, os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a perceção que se tem sobre eles na própria ciência. Algumas histórias são mais leves e emocionantes, outras mais reflexivas, mas sempre inspiradas na ciência.

Solaris

Stanislaw Lem

Antígona, fevereiro de 2021

“O Homem partiu em busca de outros mundos, de outras civilizações, sem conhecer inteiramente os seus próprios recantos, os seus becos sem saída e abismos, e sem saber o que está por detrás das suas portas negras”, lê-se na sinopse da obra.

Solaris é uma obra maior e filosófica de ficção científica do autor de culto Stanisław Lem. Publicada em Varsóvia em pleno regime comunista e adaptada ao cinema por Andrei Tarkovski, em 1972, e Steven Soderbergh, em 2002, a história desenrola-se num planeta distante, que órbita dois sóis e é dominado por um imenso e enigmático oceano planetário, capaz de controlar as emoções e as memórias de exploradores à beira da loucura.