atómica fevereiro de 2024 | Page 42

Breve História de Quase Tudo

Bill Bryson

11 X 17, novembro de 2010

Para quem quer aprender ciência, desde o Big Bang ao aquecimento global, da Geologia à Genética, de Einstein aos Curie, da teoria da evolução à teria atómica, dos quarks ao ADN, e muitas outras coisas, este é o livro a ler. Bill Bryson usa uma linguagem acessível e divertida, mas simultaneamente rigorosa, conduzindo-nos numa viagem através do tempo e do espaço.

O Polegar do Panda: Reflexões sobre História Natural

Stephen Jay Gould

Gradiva, abril de 2000

Porque é a imperfeição um sinal da evolução dos seres vivos? Porque apresentam os bebés humanos e o rato Mickey uma cabeça tão grande? Somos elucidados sobre estas e outras questões pertinentes no “O polegar do Panda”. Distinguido com o Americam Book Award of Science em 1981, esta obra de Stephen J. Gould reúne vários ensaios sobre o pensamento darwinista e pós-darwinista, focando também a evolução da ciência que, pressionada pelas ideias sociais vigentes, nem sempre foi independente, como sucedeu com a craniologia legitimadora do racismo e misoginia do século XIX.  

Breves respostas às grandes perguntas

Stephen Hawking

Crítica, julho de 2021

Este é o livro póstumo de Stephen Hawking, que faleceu em março de 2018, reconhecido astrónomo e cosmólogo do nosso tempo. Questões consideradas urgentes pelo autor são desenvolvidas neste livro - a existência de Deus, a sobrevivência da espécie humana ou a colonização do espaço – sempre abordadas de forma apaixonada e bem-humorada.

A Desilusão de Deus

Richard Dawkins

Casa das Letras, outubro de 2007

Richard Dawkins é um eminente etólogo e biólogo evolutivo, conhecido por outros livros como “O gene egoísta” em que coloca os genes no centro da evolução. Orgulhosamente ateu, Dawkins procura em “A desilusão de Deus”, desmontar os argumentos filosófico-religiosos a favor da existência deste e promover o ateísmo, aliado ao Darwinismo, como as bases para uma sociedade mais livre e feliz. Um livro inteligente, talvez chocante ou, pelo menos, polémico para o leitor religioso, que mantem a tradição provocadora do autor.

Astrofísica para jovens com pressa

Neil deGrasse Tyson e Gregory Mone

Gradiva, junho de 2019

Um dos divulgadores mais conhecidos da atualidade, o astrofísico Neil deGrasse Tyson, diretor do Hayden Planetariun do museu de História Natural de Nova Iorque, adaptou, com Gregory Mone, o grande êxito “Astrofísica para gente com pressa” aos mais jovens. Este livro está repleto de fotografias a cores e explicações mais pormenorizadas que tornam acessíveis mesmo os conceitos mais densos. Aqui é possível descobrir a diferença entre uma estrela e uma supernova, o que é exatamente a matéria e a matéria escura, porque é o mundo redondo ou o que é um “buraco de minhoca”.

5 livros para aprender

5 livros para sonhar

 

Por: Sónia Ferreira