Novo ano letivo, nova era para a revista atómica!
Entramos no segundo ano de funcionamento com mais experiência e com uma equipa renovada.
Alguns antigos redatores seguem agora os seus percursos académicos na Universidade, mas serão sempre bem vindos de volta, para uma visita ou uma colaboração pontual. É o caso, já neste número, de uma ex aluna que nos deixou saudades, mas também um artigo sobre telemóveis. Terá o leitor coragem de largar o seu telemóvel durante 15 dias? Pois pode ficar a saber como!
Nesta edição temos também uma reportagem de dimensões planetárias, já que o planetário portátil veio à Escola Secundária Professor José Augusto Lucas e encantou os alunos dos sétimos anos. Os nossos repórteres de serviço contam-nos como foi.
A Inteligência Artificial domina a atualidade e está cada vez mais presente nas nossas vidas. Será que acabará por nos destruir? É um dos temas em foco nesta revista, na qual também exploramos outro assunto relacionado com a informática: o famoso bug do ano 2000. Mas sabia, caro leitor, que há outra ameaça com data marcada para 2038? Pode ficar a saber tudo com um virar de páginas.
Convidamo-lo também a descobrir o que os nossos geeks de serviço têm a dizer sobre sabres de luz. Será que esta arma ficcional pode ser reproduzida na realidade?
É difícil destacar tanta coisa boa que temos para lhe oferecer:
Nos campos artístico e científico trazemos a música e sua importância no comportamento e desenvolvimento humano; a perceção visual e ilusões de ótica. A não perder, também, a biografia de uma cientista marcante, um artigo esclarecedor sobre vacinas e a já famosa agenda, que desta vez se foca na leitura.
No índice que se segue, pode escolher por onde começar.
Boas leituras!
Elvira Sacramento