Darth Vader
Apesar de nada nele ser comum, Darth Vader usa um sabre vulgar, pois é de um género bastante simples e utilizado pela maioria dos Sith: apresenta uma empunhadura reta, com uma lâmina de energia avermelhada.No entanto, apesar de vulgar, este sabre é notável pelo simples facto de ser empunhado pelo poderoso Darth Vader! A sua primeira aparição data de 1977, na primeira trilogia de STAR WARS. Volta depois a aparecer num filme mais recente: “Rogue One”, de 2016.Este género de sabre também é usado por outro personagem importante no universo STAR WARS: Darth Sidious, que foi o mestre de Darth Maul, Conde Dooku e do próprio Darth Vader, entre outros. De lembrar que Darth Sidious acabou por ser derrotado pela sua neta Rey, no filme de 2019 “STAR WARS: Episódio IX - A Ascensão Skywalker”.
Luke Skywalker
Este sabre, tal como o anterior, é muito simples, mas com a diferença de apresentar uma cor pouco comum: o azul. É um tipo de sabre utilizado normalmente pela maioria dos Jedi, e é empunhado por Luke Skywalker nos Episódios IV e V da primeira triologia STAR WARS, sendo depois substituído pelo sabre de luz do mestre Yoda no Episódio VI. O sabre de luz azul de Luke tinha pertencido ao seu pai, Anakin, antes de este ter sido derrotado pelo seu mestre, Obi-Wan-Kenobi, e virado para o lado negro da força, transformando-se no poderoso Darth Vader. De referir que Obi Wan-Kenobi utiliza um sabre de luz do mesmo género, tendo sido ele o responsável por dar a Luke Skywalker o sabre que anteriormente pertencera a seu pai.
Ahsoka Tano
Ahsoka Tano não usa um, mas sim dois sabres de luz branca. A famosa aprendiz de Anakin Skywalker, antes de este ter virado para o lado negro da força, é uma personagem muito especial deste universo. Os sabres de luz branca de Ahsoka têm empunhadura curva e os Cristais Kyber que os alimentam pertenciam originalmente a um sabre de luz de um inimigo que derrotou. Embora previamente estes cristais emitissem luz vermelha, Ahsoka purificou-os usando a Força, fazendo com que passassem a emitir luz branca.