As Novas do Dia - 01-01 Edição1-1 | Page 3

Letargia e Invisibilidade
Em poucas palavras, cada problema que fique com seu dono. É assim que o poder público trata cada uma das situações mais ou menos graves no nosso país, e sabemos bem o motivo.
Enquanto houver governos que só pensam em gestão de um único mandato,“ só para tirar a sua porção e o resto está bom”, como disse um certo vereador que eu conheço, toda a população vai sofrer de algum modo.
Os nossos amigos albinos, que sofrem tanto com a exposição ao sol, não apresentam o caso de usar o protetor solar por estética. Neste caso, o protetor solar não é cosmético! É sim caso de saúde pública.
Daí quem sabe passamos a entender o porquê esses senhores e senhoras dos governos mais toscos que já vi passar nesse nosso Brasil, nem sequer se interessaram em contar essa parte da nossa população, tão sofrida, tão esquecida.
Amigos albinos, estou com vocês! Fico muito contente com a alegria que vocês demonstram VOCÊS NÃO SÃO INVI- SÍVEIS.
Contraste

Albinos brasileiros são“ Invisíveis”?

Mas, como podemos conversar sobre albinismo sem saber exatamente o que é isso? E como essas pessoas levam as sua vidas a diante?.
Em poucas palavras, albinismo não é uma doença e por isso, não é contagioso. Albinismo é uma disfunção genética, ou seja, que já nasce com a pessoa e é herdada de pai / mae para os filhos, mas não necessariamente um filho de um albino será albino também. Ou, um casal não-albino, pode ter mais de um filho albino sem que isso tenha ocorrido antes na família.
Mas, nada disso importa tanto para essas pessoas, o que importa é que são considerados“ invisíveis” porque o SENSO-IBGE, que faz a contagem a da população brasileira, faz a contagem dos anões, dos animais domésticos, das geladeiras e fogões, mas não conta os albinos no Brasil.
É bom lembrar que essas pessoas tem uma necessidade imensa de uso de protetor solar que não é distribuído na rede pública pelo SUS, e que eles tem muitos problemas de câncer de pele porque não terem pigmentação. Isso acarreta gasto imensos todos os meses e tudo do bolso deles além de o câncer de pele causar amputações e até morte. Em nota o SUS menciona que“ protetor solar é tratamento estético e que a rede não faz essa distribuição”
O lado bom da notícia é que já tramita no congresso a aprovação para a distribuição dos protetores para os casos de albinismo.