MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA
OS ARQUITETOS JACOBSEN PENSARAM EM ASPECTOS ESPECIAIS PARA A EXECUÇÃO DO MUSEU MARÍTIMO DO BRASIL.
fPLANTA BAIXA - JACOBSEN ARCHITECT
ara essa execução foram pensados
quatro aspectos essenciais para a execução do projeto. - Dinâmica espacial; Fluxo;
A dinânica espacial se relacionada na construção de dois edifícios se elevam sutilmente do piso como uma rampa, resultando em uma arquitetura topográfica que permite o acesso dos visitantes à cobertura e sua plena utilização. Buscamos desta forma estabelecer uma relação harmônica com todos os elementos do entorno e ainda possibilitar o atracadouro do navio-museu Rebocador Laurindo Pitta e das outras embarcações da Diretoria de Patrimônio Histórico da Marinha.
P
" Ainda compondo a primeira premissa conceitual, lançamos mão de uma arquitetura fluida e flexível. A visitação será feita através de rampas com inclinação para acessibilidade, e será dinâmica, promovendo distintas vistas tanto para a paisagem natural da cidade como para os edifícios históricos." Afirma o arquiteto Paulo Jacobsen.
Dessa forma, o fluxo de pessoas se relaciona a uma dimensão de 6.516 metros quadrados de área construída. Sendo que, no primeriro edifício encontra-se a bilheteria, área de acolhimento e uma loja, além de administração, restaurante e auditório para 180 pessoas. Assim, o segundo edifício contém o corpo do Museu em si, seus espaços para exposição e também recebimento e preparação do material expositivo. O acesso para ambos os prédios é controlado a partir de duas guaritas ligadas ao passeio público