sustentabilidade e acessibilidade - projetando para o futuro
Nós hoje somos referência para no desenvolvimento de projetos em diálogo com a natureza, sem formas concebidas e em contato com as intenções e desejos de seus clientes0.
(paulo jacobsen)
O projeto arquitetônico tem como finalidade a visão dos quesitos relacionados aos critérios de sustentabilidade e acessibilidade, as duas construções que constituirão o Museu Marítimo do Brasil – uma no continente e a outra no píer da Baía de Guanabara – serão harmônicas, e se elevarão suavemente do chão, sem interferir na paisagem, em rampas que darão acesso às áreas internas, eliminando assim o uso de elevadores, e servirão ainda como excepcionais mirantes, de onde também podem ser vistos o Pão de Açúcar e o Corcovado.
O revestimento de aço cortén, material leve e de fácil manutenção, será alternado por áreas envidraçadas que permitirão generosas entradas de luz natural.
O conjunto foi pensado para levar o público a experimentar uma sensação de estar a bordo, tanto no convés como no interior de um navio. A área, total será de 6.516 metros quadrados, e apenas doze metros de altura em seu ponto máximo.