Diretrizes
E então, como resolver isso?
Propor uma solução para a crise política brasileira é algo complexo. Entretanto, é possível apresentar diretrizes que auxiliem para amenizar essa conjuntura.
É sempre necessário reforçar o papel do voto, afinal, é essencial em uma democracia representativa. Mas para que o voto seja realizado de forma consciente, é preciso investir na educação política nas escolas, porque a obtenção de capital cultural, na perspectiva de Bourdieau, é ideal para a construção de uma sociedade igualitária.
Entretanto, o voto por si só não basta. É preciso ampliar a participação popular na política e nos direitos sociais, essenciais para a construção de uma democracia participativa e igualitária. Também são necessárias mudanças estruturais, através de reformas políticas. Nesse contexto, deve-se reivindicar a realização de uma grande política, aquela que envolve projetos de sociedade e transformação de estruturas, como definiu Gramsci.
No que se diz respeito à conjuntura econômica, as mudanças são urgentes. Desta forma, para que haja um progresso na diminuição da taxa de desemprego é necessária a proteção dos direitos dos trabalhadores, a retomada de obras paradas, redução dos juros e difusão do crédito. Mediante tal cenário, também emerge a necessidade de expandir a proteção social, manter direitos estabelecidos pela CLT, facilitar a contribuição previdenciária e garantir sindicatos estatais de representatividade coletiva, conferindo o Estado de Bem Estar na esfera econômica.
[ ]