A NATUREZA E A HISTORIA DA ARQUITETURA PODEM TER PAPEL FUNDAMENTAL NA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA, POIS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA ASSIMILAÇÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS E PRECEDENTES HISTÓRICOS, ASSIMILAREMOS CONHECIMENTOS QUE NOS POSSIBILITARÃO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ECOSSISTEMA. NÃO HÁ COMO FAZER UMA BOA ARQUITETURA SEM CONHECIMENTOS DOS COSTUMES E DAS CONDIÇÕES TÉCNICA DO MEIO PARA O QUAL SE PROJETA.
É O PROCURO FAZER DESENVOLVENDO UM PROCESSO ANALÓGICO QUE FUNCIONE COMO INSPIRAÇÃO OU RACIOCÍNIO NA ELABORAÇÃO DE UMA FORMA ARQUITETÔNICA, ONDE OS FATORES NATURAIS E HUMANOS ESTARÃO SEMPRE PRESENTE NO ATO CRIATIVO COMO ATIVOS DETERMINANTES E NÃO PASSIVOS PARTICIPANTES DE SUA CONCRETIZAÇÃO.
PORTANTO O ARQUITETO DEVE TER COMO OBJETIVO A GERAÇÃO DE ESPAÇO E FORMAS QUE PERMITAM AO HOMEM REALIZAR LIVRE PLENAMENTE SUA POTENCIALIDADE, INDIVIDUALIDADE E O SENTIDO COLETIVO, ESTARÁ VERDADEIRAMENTE CONSCIENTE DA SIGNIFICAÇÃO DE SUA ATUAÇÃO NO EQUILÍBRIO EXISTENCIAL.
POIS A ARQUITETURA, COMO FORMA SIMBÓLICA, É UMA FORMA DE CONHECIMENTO PARA O ARQUITETO QUE CRIA E PARA A CONSCIÊNCIA DO CLIENTE / USUÁRIO OU DE QUEM CONTEMPLA O PRODUTO DE SUA CRIAÇÃO.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE É PRECISO BUSCAR OS SÍMBOLOS, VALORES E QUALIDADES COM OS QUAIS AS PESSOAS SE IDENTIFICAM, PARA QUE O APRENDER E O PERCEBER DA ARQUITETURA SEJA UM ATO EDUCADOR.
INTRODUÇÃO