ANALOGIA MÉTODO
PERCEPTUAL E PROJETUAL
EM SUA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA, O ARQUITETO, ENFRENTA DUAS RELAÇÕES A DE ADAPTAR A SUA PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL COM A DO CLIENTE( CHAMAREMOS DE SIMBIOSE MAIS ADIANTE). E A OUTRA É A PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL DO USUÁRIO OU OBSERVADOR DA FORMA QUE VEREMOS ABAIXO.
BIOLOGICAMENTE, O HOMEM DISPÕE DE UMA PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL E É UMA FUNÇÃO DELA QUE REALIZA UMA AÇÃO DE ACOMODAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E CAPTA DESTE MEIO AMBIENTE AS FORMAS QUE SE A S S E M E L H A M À C O N S T R U Ç Ã O D E S U A PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL.
O C O N H E C I M E N T O H U M A N O E S T Á T O T A L M E N T E C O N D I C I O N A D O A U M A PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL, POIS NÃO ASSIMILAMOS SE NÃO NA ACOMODAÇÃO DE NOSSA PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL QUE JÁ TEMOS.
NOSSO ESPÍRITO CARACTERIZA-SE PELA IMENSA CAPACIDADE DE CRIAR PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL E OS ELEMENTOS COMPONENTES DE UM CONJUNTO PREDISPOSITIVO PODEM SERVIR DE ELEMENTOS PARA UMA NOVA ORDEM, NUMA NOVA PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL.
DESSE MODO A ANALOGIA FUNCIONARIA COMO MÉTODO PERCEPTUAL E PROJETUAL DE A D A P TA Ç Ã O D E S S A P R E D I S P O S I Ç Ã O DISPOSITIVA AO SER HUMANO, QUE SE F U N D A M E N TA N A A C O M O D A Ç Ã O E N A ASSIMILAÇÃO, ISTO É, NA CAPACIDADE DE ADEQUAR E INCORPORAR SEGUNDO SUA PREDISPOSIÇÃO PERCEPTUAL DE ESPAÇO NATURAL ARQUITETÔNICO.