Alighieri News 08 | Page 30

TECNOLOGIA

Aliquam varius adipiscing tempor. Vivamus id ipsum sit amet massa con-sectetur porta. Class aptent taciti soci-osqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Prae-sent dignissim ultrices neque. Aliquam auctor congue nunc sed interdum. Aen-

Imagine a seguinte situação: você chega na Biblioteca e encontra um pendrive, perdido por lá.

O que você faria nesta situação? Bem, os computadores da Biblioteca são protegidos contra softwares maliciosos e outras coisas que só trazem maleícios na utilização de um computador pessoal.

Mas vamos supor que você, instigado pela curiosidade, resolva levar este pendrive abandonado e usar no SEU computador... bem, a maioria das pessoas não utiliza pendrives desconhecidos por razões mais do que óbvias... mas acredite se quiser, existem muitas pessoas mesmo, que acessam.

De acordo com o site TECMUNDO:

"Um estudo realizado pela Universidade de Illinois (EUA) colocou 297 dispositivos USB, aleatoriamente, nas caixas de correios nas suas proximidades e quase metade deles foram conectados a computadores e derivados."

Tudo bem que foi um estudo... mas se você imagina que hackers e crackers ficam de papo para o ar frente a um comportamento que garantiu acesso à quase 50% dos computadores que tentaram invadir e você tem uma péssima notícia por vir...

Ainda de acordo com o site:

"Casos foram registrados na polícia e há relatos de que os pendrives trouxeram grandes dores de cabeça para os usuários — pelo menos para aqueles que tiveram a infelicidade de conectar esses dispositivos em suas máquinas. Mas o que pode ser encontrado dentro desses gadgets?

Após a conexão, o malware entra em ação instalando todas as ferramentas necessárias para extrair dados dos afetados. Sem alertas, começa a extrair todas as informações pessoais e importantes da máquina como logins, senhas e dados bancários. De acordo com a imprensa australiana, também há grandes chances de que surjam ransomwares baseados nesse tipo de disseminação."

Então, fique esperto e, se encontrar um pendrive perdido por aí, desconfie.

Achou um pendrive?

Melhor NÃO ABRir...