ALERTA Nº 15 ALERTA jun | Page 2

ESCÂNDALO

PF investiga Fraude na liberação de casas do MCMV no governo Eduardo

Esquema montado dentro da Secretaria Municipal de Habitação fraudava listas de beneficiados com casas e apartamento do Minha Casa , Minha Vida para favorecer amigos , aliados políticos , cabos eleitorais e eleitores pró-governo
Uma das denúncias de crime eleitoral feitas pela coligação Pelotas Pode , integrada pelo PT e PCdoB , durante a campanha eleitoral de 2016 acabou servindo de ponto de partida para a mega operação desencadeada esta semana pela Polícia Federal ( PF ) e que resultou na detenção de um vereador , apreensão de arma e dinheiro . Mais do que atingir o Legislativo a operação Dominus da PF como a expor um escândalo sem precedentes na administração pública de Pelotas : o uso do programa federal Minha Casa , Minha Vida para beneficiar parentes , amigos , aliados e apoiadores políticos do governo de Eduardo Leite ( PSDB ).
O sigilo sobre os detalhes do caso , imposto pelos delegados responsáveis pelas investigações , alimentam uma enxurrada de informações extra-oficiais desencontradas que envolvem muitos personagens e situações suspeitas .

BANCADA EM AÇÃO

VEREADOR
Marcos Ferreira Marcola
Ao ouvir vários destes relato consegue-se , no entanto , formar pelo menos o esboço confiável para os fatos .
MINHA CASA , TUA CASA
Essa versão envolve um secretário de Habitação indicado por um vereador aliado do prefeito Eduardo e a criação de uma rede dedicada a fraudar as listas de pessoas beneficiadas com apartamentos e casas do Minha Casa , Minha Vida .
Informações extra-oficiais que circulam pelos corredores da própria Câmara Municipal dão conta de que em um conjunto de apartamentos no bairro Fragata existe um andar cujos moradores são todos parentes de um vereador e , coincidentemente , todos cabos eleitorais do governo Eduardo .
Outras apontam para fraudes em processos de regularização fundiária .
Ou seja , apesar dos governos Lula
e Dilma terem elaborado várioas meios garantir moradia para quem realmente precisaria , em Pelotas quem se beneficiava eram os amigos do governo .
PT QUER CPI DA HABITAÇÃO
Tão logo parte das informações sobre a operação Dominus veio a tona , a bancada do PT começou a mobilizar as demais bancadas de oposição para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) com o objetivo de apurar todos os detalhes do esquema montado na secretaria de Habitação e que pode ser um dos maiores escândaços de corrupção da história de Pelotas .
A coleta de assinaturas para implantar a CPI já começou e a expectativa é de que até a próxima sessão , marcada para terça-feira ( 12 ) a comissão possa ser implantada .

BANCADA EM AÇÃO

VEREADOR
Ivan Duarte
CONTRAPONTOS
Em notas divulgadas pela imprensa Ivan Vaz e os vereadores negam ter praticado qualquer ato criminoso . Já o ex-prefeito Eduardo diz que não sabia de nada .
Esta é uma publicação oficial da bancada e do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Pelotas / RS . Distribuição Gratuita .
Presidente Luciano Lima
Vice-Presidente Noris Leal
Bancada Ivan Duarte Marcos Ferreira
Secretária de Organização Jaqueline Alves
Secretário de Finanças Milton Martins
EXPEDIENTE
Secretário de Comunicação Cláudio Corbo
Secretária de Movimentos Sociais Júlio Neves
Secretária de Mobilização Kauany Ewald
Zona Norte na pauta
Raio -X da Saúde
Vitória dos cidadãos
Convivência
Marcola tem dedicado atenção especial para às negociações com a Prefeitura que têm por objetivo resolver os problemas estruturais da Zona Norte da cidade .
Entre as pautas mais urgentes estão o conserto do calçamento do Passeio Um da Cohab Lindoia que a cada chuvarada cede mais um pouco e coloca os moradores em risco , a conclusão da pavimentação da avenida São Jorge , na Santa Terezinha e a solução para o posto abandonado da BM no Pestano .
“ Trabalhar pela Zona Norte é um compromisso natural e vou cumprir com isso até o fim do mandato ”, diz .
Sob o comando de Marcola a Comissão de Saúde da Câmara de Vereaores está realizando uma série de audiências com o objetivo de promover à população a oportunidade de fazer um Raio-X das contas e ações da secretaria .
Os dois primeiros encontros realizados trataram das ações e investimentos nos três primeiros meses do ano e , o funcionamento dos serviços de urgência e emergência da rede pública em Pelotas . “ A função do vereador é fiscalizar o papel do Executivo e é isso que estamo fazendo e compartilhando com a população ”, comenta .
A derrota do projeto elaborado pela prefeita Paula e que autorizava a Prefeitura a entregar para a iniciativa privada o controle e a exploração de empresas públicas como Sanep foi muito comemorado por Ivan .
“ O projeto foi derrotado graças a mobilização dos trabalhadores e da comunidade que se colocou contra a possibilidade de se privatizar seviços essenciais para todos como a distribuição de água e o tratamento de esgoto ”, comenta .
Para Ivan , no entanto , a mobilização deve ser mantida pois a administração tem outras cartas na manga .
Por iniciativa do vereador Ivan Duarte a Câmara Municipal começará a realizar , em breve , reuniões nos bairros da cidade para debater com a população os artigos do Código de Convivência .
“ Nosso objetivo é levar o debate sobre essa lei que vai impactar na vida de todos para perto das pessoas , afinal elas são afetadas e elas devem opinar sobre as propostas feitas ”, comenta o vereador .
Em breve deverá ser divulgado um cronograma das audiências nos bairros e , também , das audiências temáticas realizadas na Câmara sobre o projeto .