Alcançar nº 22 Alcançar 22 | Page 52

Alcançar | instituições
Artenave, quase 25 anos e sempre a crescer …
Presta um serviço inestimável de inclusão e promoção de vida das pessoas mais vulneráveis, há quase um quarto de século, que completa em novembro de 2019. Esse trabalho de afetos e de inserção é uma obra sem fim, que nunca acabará, porque com pessoas tão especiais, esse labor será sempre constante, absorvente, e para a vida inteira.
“ Eles merecem tudo de nós”, enfatiza José Manuel Andrade Ferreira, presidente da direção da Artenave, Atelier – Associação de Solidariedade, um“ mundo” já grande, mas que quer crescer ainda mais. Crescer em especial nas condições físicas que hão-de propiciar, por via disso, ambientes para gestos e demonstrações de afeição mais eficazes, que tornarão possíveis ações de afetos e de felicidade mais ativas e interativas à população de homens e mulheres à sua guarda, generosa guarda.
E projetos não faltam. Um deles, já aprovado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, tem nome elucidativo:“ sentidos ativos”. O investimento que será aqui feito é para uma“ sala snoezelen” equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer.“ Eles precisam disto”, afirma José Ferreira.
E o que falta para o projeto ser implementado?“ Desocupar apenas um espaço nas nossas instalações, levando o material tirado daqui para outro lado. Estamos a contar com a colaboração da Câmara Municipal”, diz o dirigente.
Um outro projeto, este de maior monta, é o da implementação de um CAVI( Centro de Apoio à Vida Independente), que auxiliará“ um mínimo de 10 utentes com deficiência no seu domicílio”. Está orçamentado em 630 mil euros e, além dos utentes que serão apoiados, dará emprego a mais um conjunto de técnicos. Aguarda-se a sua aprovação.
Atualmente a Artenave emprega três dezenas de pessoas, entre o corpo técnico e auxiliar, tem um CAO( Centro de Atividades Ocupacionais), desde 2001, para 30 utentes e um lar residencial, desde 2013, para 20 utentes.
Na sua estrutura há ainda lugar para um Centro de Recursos, que funciona com acordo de cooperação com o IEFP no âmbito da reabilitação profissional de pessoas com deficiência, e que presta informação, avaliação e orientação para a qualificação e Emprego.
52