Agronegócio volta seu olhar para a arquitetura About Work - AKMX | Ano.02 | Ed.05 | Mai.2021 | Page 11

Visão do especialista
Especialista em Metodologias Ágeis e Agile Coach , Petterson Reis , explica que as metodologias ágeis nasceram em razão da necessidade alternativa aos métodos clássicos existentes , tendo como principais finalidades a maximização e otimização dos trabalhos de times e dos resultados a serem entregues aos clientes , com constância no valor e maior frequência e eficácia .
Segundo Reis , para gestores e empreendedores implementarem metodologias ágeis nas corporações , é preciso foco em encontrar a melhor estratégia e entender que não existe uma “ receita de bolo ” para o processo . “ O que temos são princípios ágeis que devem ser adaptados a cada realidade , de acordo com a necessidade dos times e dos clientes ”, enfatiza .
Reis explica que , embora estejamos passando por um hype de metodologias ágeis , é preciso entender , para que se consiga implementar essa cultura nas empresas , que o nascimento delas foi há duas décadas , por meio do “ Manifesto Ágil ”. “ Ou seja , para muitos o conhecimento já vem de longa data , mas como vivemos em um mundo VUCA ( Volatile , Uncertain , Complex , Ambiguous ), os frameworks , métodos e processos vêm se adaptando , mudando e se adequando às realidades de cada necessidade .
Por isso , é um papel importantíssimo do gestor , e da organização , fornecer formas de treinamento e atualização dos colaboradores sobre esses assuntos . Também deve haver um estímulo a se buscar conhecimento sobre a área . Hoje , contamos com diversos webinars , meetups , lean coffees , onde podemos conseguir conhecimento de forma gratuita e com diversas pessoas especialistas nos assuntos ”, revela .
Na visão do especialista , consultorias especializadas em metodologias ágeis podem ser de grande utilidade para que o mundo corporativo se adapte com qualidade . “ Por mais que o conhecimento sobre metodologias ágeis seja algo acessível , existem diversas consultorias especializadas e com capacidade de ajudarem empresas a realizarem assessments , com o objetivo de entender onde precisam evoluir para gerar ótimos resultados , de acordo com sua respectiva maturidade e desafios específicos da respectiva área .
Além disso , ao falarmos sobre uma transformação ágil de uma corporação , essa sempre vem aliada com mudanças de cultura e mindset , sendo extremamente importante que haja um acompanhamento dessa gestão ”, adiciona Reis .
Mudança de mentalidade
A adoção deste modo de trabalho requer , principalmente , uma mudança de mentalidade . O estudo da everis mostra que a resistência à mudança é apontada como o principal entrave por 49 % dos entrevistados . Mas qual o primeiro passo a ser dado ? Agir . E não há uma fórmula mágica para implementar .
O estudo da everis concluiu também que os líderes que se destacaram na implementação da mudança convergem ao apontar a importância de gerar resultados rápidos que vão atrair pessoas céticas a participar da evolução da empresa . Da mesma forma , o envolvimento dos líderes , que não são apenas patrocinadores do processo , mas também participantes diretos , é fundamental para conquistar seguidores e facilitar as mudanças necessárias .
Metodologias ágeis na arquitetura
Transportando o assunto para a área de arquitetura , Petterson Reis salienta que criatividade e constante contato com o cliente são dois fatores obrigatórios na condução dos negócios . “ Durante um processo ou projeto , a criatividade é uma peça fundamental , e o foco no cliente tem um papel relevante , afinal de contas , assim como o mundo está mudando , as necessidades do cliente também mudam .
Fazer parte de um escritório de arquitetura ágil não deveria ser associado a entregas mais rápidas , mas sim a oportunidades de se adaptar às necessidades do cliente de forma objetiva , dinâmica e com valor de entrega cada vez maior . Por meio da utilização de metodologias ágeis , podemos chegar nesses objetivos , aumentando a interação entre as diferentes áreas do escritório e com trocas cada vez mais constantes com o cliente , possibilitando , assim , possíveis ajustes da rota tomada ”, conclui .
11