getúlio vargas
SOB A PERSPECTIVA NORDESTINA
Reverenciado por uns e execrado por outros, o controverso jurista Getúlio Vargas foi uma das personalidades mais memoráveis dos anos 50. De fato, desde o Florianismo até o tão recente Lulismo, nenhum fenômeno político foi tão fervoroso e intenso como o Getulismo, que até hoje irradia na sociedade brasileira; todavia, é necessário ponderar diver-
sos aspectos para entender melhor o que este estadista representou para o Brasil (em especial à região nordeste).
O nordeste tem muito a dizer sobre Vargas, porque pesam sobre este nome imensa responsabilidade por esta região ser hodiernamente um antro de pobreza e desigualdade social. Foi ele um dos que selaram o destino dos territórios brasileiros do norte e nordeste como terras procrastinadas pelo Governo Federal, carecidas de infraestrutura e seguridade social. Também foi ele um que negou ajuda ao sertão; interviu na democracia e liberdade quando ditador nomeando os interventores federais, mas foi incapaz de intervir numa das piores secas do séc. XX forçando os pobres sertanejos a abandonarem as suas raízes em destino à marginalização nas metrópoles.
ao sertão; interviu na democracia e liberdade quando ditador nomeando os interventores federais, mas foi incapaz de intervir numa das piores secas do séc. XX forçando os pobres sertanejos a abandonarem as suas raízes em destino à marginalização nas metrópoles.
Política mais mofina e despudorada o Palácio do Catete não viu. Se em um momento o Presidente estava apregoando nos espaços públicos discursos acalorados de afirmações sorrateiras e apelos populares, logo após entregava àquela mesma gente que tão veementemente o aplaudia nas mãos do poder econômico. As medidas pró-trabalhador de Getúlio Vargas escondiam o seu caráter tutelar ao interesse da classe dominante, que não media esforços para agir em prol das oligarquias que dizia combater.