Finanças e o futuro no mundo corporativo
Como quase toda ciência, a área de Finanças traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo que hoje está vivendo, provavelmente, a maior era de transformação da sua história.
Os avanços gerados pela tecnologia estão transformando o mercado de trabalho. Com isso, começa a se desenhar um cenário onde os profissionais com conhecimentos específicos, trabalhando separadamente, são substituídos por indivíduos multitarefas, atuando em multiplataformas.
A tecnologia tem, hoje, um papel-chave para empresas do setor financeiro. Ela permite que transações sejam executadas com maior agilidade, reduz custos e o número de erros operacionais.
Futuramente é visível a inserção de soluções que se integram de maneira mais profunda ao ambiente corporativo, alterando como as pessoas realizam negócios e como a empresa planeja o seu futuro. Estão sendo desenvolvidos softwares que aprendem com o usuário a melhor forma de exibir conteúdos e personalizar a sua experiência de uso automaticamente.
Já robôs são integrados virtual e fisicamente à rotina do empreendimento, agilizando processos e tornando as rotinas diárias mais convergentes.
É previsto que, a área de financeiro estará futuramente trabalhando com esse novo modelo de negócios. Mais flexível no relacionamento com o cliente e, que seja adaptada com a nova era digital, levando em conta que, esses mecanismos são capazes de alavancar os negócios de forma significativa.
Os profissionais de finanças estão trabalhando em um cenário global incerto. Logo, precisam ter sucesso, mesmo com fatores externos que não podem controlar, como flutuações no câmbio, crises políticas e instabilidade econômica. E, assim tornar a área de finanças mais eficaz na execução, com organizações mais resistentes, simples e ágeis rumo ao futuro.
Como estará o setor financeiro nos próximos anos?
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
12