Activities ÁREAS DA EMPRESA: Financeiro | Page 10

o balanço e tudo mais, para ir a um estepe antes. Essa mudança foi o meu maior desafio.

No financeiro você pode trabalhar com várias coisas e tudo depende do que você vai gostar e vai te interessar.

Há alguma diferença entre trabalhar no setor financiero de uma empresa tradicional e em uma startup?

Sinceramente, não. Você tem uma diferença de cultura, na questão de mudança de processos, adaptações e tudo isso. Aqui, nós temos mais mobilidade e flexibilidade para adequar para que o trabalho seja feito da melhor forma e que todos consigam participar dessa construção. A co-participação de um time na execução de uma atividade é o diferencial entre uma startup e a empresa tradicional.

Mas quando falamos do que a área financeira pode fazer, ela é igual em qualquer companhia, as obrigações são exatamente as mesmas.

Existe um planejamento estratégico na empresa?

Sim. Atualmente, há alguns pontos que definem o nosso negócio. Nos atentamos muito ao passado, colocamos

no papel todas as despesas, projeções de time, sabemos a produtividade de cada atendente de negócios.

Quando olhamos para a Docket como um todo, tudo o que a gente faz é metrificado pelo número de documento, com ele é possível destrinchar uma série de análises. O documento determina a receita, despesa e o tamanho do time. Então quanto mais documentos entregues, mais despesas operacionais, mais gastos com o time e consequentemente mais receita.

o balanço e tudo mais, para ir a um estepe antes. Essa mudança foi o meu maior desafio.

No financeiro você pode trabalhar com várias coisas e tudo depende do que você vai gostar e vai te interessar.

A gente não consegue prever, né? É muito difícil depender de decisões do governo. Quando falamos de organização financeira dentro da nossa empresa, o primeiro passo é avaliar como os clientes irão se comportar, pois se não foram impactados com essas mudanças, dificilmente nós também seremos.

Nossos fornecedores, por serem órgãos públicos e documentais, não são afetados por alterações do governo, é um processo muito tranquilo, já que não temos esse risco de fornecimento para produzir o nosso serviço. Os riscos que nós temos são de os nossos clientes optarem por diminuir budget e isso conquesequentemente diminui o faturamento, então precisa ter um planejamento para saber quais ações devemos tomar. Temos avaliado custos que podemos reduzir também. Além disso, é muito relevante a efetividade de time, pois quanto maior for sua potência, menor será a necessidade de demais pessoas.

No geral, a aprovação da Reforma da previdência tende a ser benéfica para o país, a gente entende que o Brasil está passando por um momento de reavaliação econômica e essas mudanças econômicas trazem muita expectativa por parte dos investidores.

Quais aspectos comportamentais você considera como essenciais a um bom gestor financeiro?

Acredito que para qualquer gestor, financeiro ou não. É preciso levar em conta a organização, sem dúvidas é essencial para questões financeiras, boa memória, é necessário ter os números na ponta da língua e estar sempre atualizado, lendo notícias estando a par do que está acontecendo e por fim buscar sempre a melhoria.

Como foi citado, nós estamos passando por uma série de desafios no cenário político brasileiro. Qual tem sido o impacto da crise na sua gestão e quais ações foram e estão sendo executadas para minimizá-lo?

10