seres que têm fôlego e sangue , mas , no Novo Testamento , quase sempre se refere à parte do ser humano que viverá para sempre ( Mateus 10:28 ).
O DESTINO ETERNO DO ESPÍRITO E DA ALMA Muitos pensam que Lucas 16:19-31 seja apenas uma parábola , mas Lucas não diz que é . Nas Suas parábolas , Cristo nunca deu os nomes das pessoas envolvidas , mas neste caso fala de Lázaro como um homem que viveu neste mundo . Qual foi o propósito de Cristo se não para revelar o estado depois da morte dos salvos e perdidos ? Se não é a verdade , então é mentira . Qualquer tentativa de recusar este claro ensino é chamar Cristo de mentiroso , o que é blasfêmia . O ensino revela que há só dois destinos eternos para a alma e espírito da pessoa depois da sua morte , de acordo com o seu estado espiritual quando morreu . Depois da morte , as almas dos dois homens estavam conscientes – a do rico no inferno em tormentos , e a de Lázaro no lugar de consolação e paz . Também não havia a possibilidade de mudar seus destinos depois da sua morte . Notamos que o rico estava sofrendo no inferno , não por ser rico , ou porque não ajudou a Lázaro , mas porque não tinha se arrependido antes da sua morte ( vs . 28-30 ). Ele sabia por que estava lá e queria que seus cinco irmãos vivos se arrependessem urgentemente para escapar dos tormentos . Lázaro não foi para o céu porque era pobre e doente , mas porque era homem salvo que tinha se arrependido e crido antes da sua morte .
A SALVAÇÃO DA ALMA Temos de ter cuidado aqui porque , às vezes , a palavra “ salvação ” no Novo Testamento se refere ao corpo e não à alma , no sentido de escapar da morte física ( veja Mateus 24:13 ), mas geralmente se refere à salvação da alma e do espírito do sofrimento eterno .
Esta grande salvação espiritual é o assunto principal do
13
Quem sou e para onde vou ?