A Teia de Penélope Penélope 1 | Page 14

Ulisses anda muito desanimado , pois , não obstante todos os esforços , não conseguiu libertar-se do seu dever de lealdade e tem mesmo de juntar-se à frota que zarpará para Troia .
Para evitar ter de participar nesta guerra , chegou a fingir-se de louco . Lançou sal sobre as plantações de nossa casa e , durante dias , para que acreditassem na sua demência , puxou o arado como se fosse um boi . Contudo , Palamedes , que veio falar com Ulisses , a fim de organizar com ele a expedição para Troia , não acreditou na insanidade do meu marido e para confirmar que tudo não passava de um artifício deste para escapar às suas obrigações , decidiu coloca-lo à prova . Pôs Telémaco à frente do arado e esperou para ver qual seria a reação do pai . Ulisses , perante a situação , parou imediatamente o arado e agarrou na criança , mostrando estar perfeitamente bem da cabeça . Quando , se viu desmascarado , Ulisses ficou furioso e prometeu vingar-se deste príncipe grego . Tenho para mim que , no futuro , o fará .
Eu estou conformada com a situação . Sei que , como príncipe de Ítaca , participar na guerra ao lado de Menelau é o seu dever . Embora , se pudesse escolher , nunca escolheria ficar longe de Ulisses , pai de meu filho e meu amor .