Análises de duas pinturas :
O quadro " Composição VII ", de Wassily Kandinsky , é uma obra da corrente artística " Abstracionismo ". Esta obra representa o auge dos trabalhos artísticos antes da 1 .ª Guerra Mundial . Kandinsky , para criar esta pintura , elaborou mais de trinta desenhos e aquarelas , a partir de estudos de particularidades da obra a esboços de composição . Pintou ainda , pelo menos , dez quadros a óleo e cerca de quinze variantes de tema relacionados com este quadro gigantesco , sob a forma de pintura sobre vidro , desenhos , aquarelas , xilogravuras e quadros a óleo ( todos sobre temas como o dilúvio , a ressurreição e o Juízo Final ).
A pintura em si foi elaborada em apenas três dias . Esta pintura apresenta uma forma oval ( o centro de um furacão ), intersetada por um retângulo irregular e rodeada por formas e cores ( quase todas as representações pictóricas desaparecem ). Kandinsky tinha um objetivo : dotar a forma e a cor de um significado puramente espiritual , eliminando todas as semelhanças com o mundo físico .
O quadro “ Menina com bandolim ”, de Pablo Picasso , é uma obra da corrente artística “ cubismo ”. Neste quadro , a fragmentação característica do formulário é levada a extremos quase irreconhecível . Apenas o bandolim é relativamente fácil de identificar no curso inferior da composição . Ambos os contornos da figura e seu desenho interno foram divididos em elementos geométricos interpenetram . As principais cores são castanho empalidecido e bege . Detalhes em azul-cinza , muitas vezes diretamente justapostos com linhas escuras , estruturais .
Apesar dos consideráveis problemas de interpretação que esta imagem apresenta e apresentaria em ainda maior medida , se não fosse para o título , Menina com bandolim não é de forma totalmente desprovido de realismo . Picasso estava preocupado , não com a reprodução mimética de uma mulher segurando um instrumento musical , mas com a natureza objetiva do seu assunto .