Lionel Andrés Messi Cuccittini, para alguns Lio, Léo, La Pulga, para outros, simplesmente o melhor jogador de todos os tempos. Nascido no dia 24 de junho de 1987, em Rosário, na Argentina, Messi cresceu com mais três irmãos. E desde a infância já trazia uma marca registrada em grandes atletas, ele não gostava de perder. Foi desde pequeno também que ele sempre mostrou o interesse por futebol, sua avó era uma das que mais o apoiavam e levava sempre para jogar bola. O primeiro clube de Messi foi o Grandoli, time pequeno, do bairro onde ele morava. Entretanto a carreira no time do bairro durou pouco, aos 6 anos o menino que por pouco não fora impedido de jogar no Grandoli por causa do seu tamanho, já foi treinar no Newell's Old Boys, um clube da primeira divisão argentina. Não deu outra, o argentino brilhou nas categorias de base do clube. Entretanto, havia algo errado com Messi, enquanto os outros garotos cresciam normalmente, ele foi ficando para trás. Foi então que aos 11 anos, os pais e o clube resolveram levá-lo ao médico, que após exames mais detalhados, diagnosticou um problema nos hormônios do garoto. O tratamento custava 900 dólares por mês, e ele teria que tomar uma injeção em cada perna todos os dias. A princípio o custo do tratamento foi pago pela fundação onde o pai dele, Jorge Messi, trabalhava. Após dois anos, a fundação não pôde mais pagar o tratamento, o Neweel's pagou o tratamento apenas por um tempo também. Foi assim que após passar por River Plate, que também não quis arcar com os custos das injeções, que La Pulga foi para a Espanha, onde o mais belo capítulo da sua vida teria início.
No país europeu, ele foi morar na Catalunha e fazer teste em um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do mundo, o poderoso Barcelona. Após um teste o clube se encantou com o argentino e depois de uma negociação com a família de Léo, eles decidiram pagar o tratamento. Estava sendo estabelecida ali, uma das parcerias mais vitoriosas do futebol. A carreira na divisão de base do Barça foi de muito sucesso, ele passou pelos times C e B do clube. Aos 16 participou de um amistoso pelo time profissional, mas só aos 17 ele jogou pelo campeonato espanhol. O primeiro gol foi contra o Albacete, após passe de Ronaldinho Gaúcho e desde então, Messi só coleciona gols, títulos e recordes pelo clube catalão.
MESSI NO BARCELONA
O argentino é o jogador que mais conquistou títulos na história do clube, 33 no total. Ele ultrapassou lendas como Xavi Hernandez (25) e mais recentemente, Andrés Iniesta. Curiosamente, Messi ganhou a maioria de seus títulos ao lado desses dois atletas. Ele é o maior goleador da história do Barcelona e o jogador que mais fez gols atuando por um clube europeu. Com a camisa azul-grená, ele foi eleito melhor do mundo por 5 vezes, sendo 4 delas consecutivas, a primeira na temporada 2008/2009 com apenas 21 anos, mais um recorde.
ARGENTINA
Se pelo clube espanhol a carreira é de sucesso, pela seleção de seu país a história tem contornos dramáticos. O argentino sempre foi visto como um craque em seu país, entretanto um pequeno detalhe o incomoda: a falta de títulos. Com a camisa da Argentina ele conquistou o Mundial Sub-20 em 2005 e uma Olímpiada em 2008, mas quando o assunto é o profissional, foram quatro finais disputadas, incluindo uma final de Copa do Mundo no Brasil, e em todas elas a seleção sul americana amargou o vice-campeonato. Isso faz com que a comparação com Diego Maradona seja inevitável. Para muitos argentinos, Messi pode até ser melhor, mas se não conseguir tirar a Albiceleste do longo jejum de títulos, nunca será maior que Maradona.
A LIGA 25