Investidas da Red Bull conseguem mais títulos que times nacionais
O RB Leipzig e o RB Salzburg fazem parte de um dos projetos mais vitoriosos e arrojados do esporte mundial. Eles fazem parte da família Red Bull, empresa de energéticos que investe nos mais variados esportes, e tem o futebol como principal plataforma de marketing. Outros membros conhecidos da "família" são as equipes de Fórmula 1 (Red Bull e Toro Rosso), duas equipes de hóquei sobre o gelo (Red Bull Munique e Red Bull Salzburg), e outros três times de futebol (New York Red Bulls, Red Bull Salzburg e Red Bull Brasil). Mesmo sendo criticados no futebol por não serem times nacionais, a investida deu certo: fundado em 2009, na quinta divisão, o Leipzig chegou à elite do futebol alemão, com 7 vitórias e 3 empates, deixando para trás Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Wolfsburg e dividiu a liderança da competição com ninguém mais, ninguém menos que o Bayern de Munique. E o Salzburg não foi diferente : comprado em 2005, o time se tornou a maior força do futebol austríaco na atualidade e conquistou seis dos últimos oito campeonatos nacionais. Em 2014, alcançaram as oitavas de final da Liga Europa, oito campeonatos nacionais. Em 2014, alcançaram
as oitavas de final da Liga Europa, e bateu na trave três vezes para entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Os outros membros da família Bull, também esbanjam resultados positivos. Um exemplo é RB New York que faz parte da franquia MLS (Major League Soccer), principal liga de futebol dos EUA. Adquirido em 2006, teve duas vezes a melhor campanha da temporada regular da MLS, foi vice-campeão da liga em 2008, e já contou com nomes famosos como Thierry Henry e Rafael Márquez. Mas nem tudo são flores: No Brasil, o time da empresa ainda corre a passos lentos e em Gana o time não deu certo.
Obviamente o sucesso incomodou os times nacionais, que reclamam do gigantesco investimentos que aqueles recebem, muito mais até que os times locais. O atrito, faz dos times europeus muitas vezes ocuparem o lugar dos mais odiados da Liga. Entre armas e rosas, a questão é que os times da Red Bull são tratados com carinho pela empresa e largamente investidos financeiramente. E mesmo que alguns ainda estejam no caminho, e outros atolaram de vez, os europeus estão conseguindo.
A LIGA 21
Foto: Reprodução