Edifício de Deus
No mesmo versículo ( 1 Coríntios 3:9 ), Paulo muda de uma metáfora (“ Vós sois lavoura de Deus ”) para outra (“ Vós sois edifício de Deus ”) ao descrever a igreja de Corinto . No entanto , as duas figuras estão conectadas no sentido de que o trabalho é despendido em ambas . Paulo instrui os coríntios sobre o tipo de trabalho com o qual cada cristão contribui para a igreja , edifício de Deus . Se seguirmos cuidadosamente as normas de construção que Paulo descreve , podemos esperar a aprovação na inspeção final .
Um firme fundamento A fundação é a parte mais importante ( e geralmente a mais demorada ) de um edifício . No versículo 10 , Paulo diz que ele “ lançou o fundamento ” ( ARA ) e que o fundamento “ é Jesus Cristo ” ( v . 11 ). Quando Paulo chegou a Corinto , ele resolveu pregar apenas a Cristo e Ele crucificado ( 1 Coríntios 2:2 ), e passou 18 meses estabelecendo o único fundamento que poderia durar . Os coríntios poderiam estar prontos para construir um alicerce em nome de um pregador famoso ( como Paulo ou Apolo ), o que é feito com frequência nos dias atuais , mas eles estariam começando com nada firme sob seus pés . Quão importante é ver uma igreja dar seus primeiros passos com a pregação pura de nosso Senhor Jesus Cristo .
A importância dos materiais Depois de concluída a fundação , o construtor começa a colocar toda a estrutura , uma fase de cada vez , sobre essa fundação . No versículo 12 , Paulo dá seis exemplos ( dois grupos de três ) dos tipos de materiais que podem ser incorporados à estrutura geral . O primeiro trio de “ ouro , prata e pedras preciosas ” é obviamente contrastado com o segundo trio de “ madeira , feno e palha ”. Cada cristão está construindo algo na igreja . Qual trio de materiais descreve melhor sua contribuição ?
Primeiro , esses materiais diferem em seu valor . Obviamente , ouro , prata e
9