A Capitolina 2, fevereiro 2014 | Page 21

osie. É esse o nome da belíssima elefante de "água para Elefantes", da Sara Gruen. Ainda que a história não seja bem a da Rosie.

A história é de Jacob, um menino que sofreu, viu o sonho de ser veterinário acabar no dia de seu exame final. Estava prestes a fazer a prova quando descobre que seus pais morreram. Sem saber o que fazer, perdido, com medo, Jacob foge. Fugindo, ele encontra o circo. E se fugir com o circo soa romântico e fácil, não é a assim que a realidade mostra para nosso heroi.

O dono do circo é um homem cruel, mas não tanto quanto o novo superior de Jacob, August - tratador dos animais e casado com a bailarina de seu número com cavalos, Marlena. Claro, se já foi difícil se juntar ao circo, permanecer nele será ainda mais.

Entre aventuras com 'meretrizes', tiros e palhaçadas (nem todas no palco), Jacob descobre um circo não tão divertido, mas com algum espaço para o amor. Amor ora escondido nos braços da adorável e proibida bailarina, ora gentil e frágil nos cuidados, sim, da grandíssima Rosie.

Não vou dar mais detalhes. Há ainda anões, bebida, circos concorrentes e uma perseguição interminável rumo à algum final feliz. O livro que já se basta pela história excelente e emocionante, é acompanhado de fotos que a autora adquiriu enquanto pesquisava a história de vários circos (e vários elefantes). Não, 'Água para Elefantes" não é verídico (pelo bem do meu coração, que não aguentaria que tanta emoção fosse real, ainda que seja verossímil).

Sara Gruen fez um excelente trabalho, captando não só as emoções e dilemas humanos como a sensibilidade e sutileza de um animal tão grande e belo como o elefante.

Aliás, se ainda te restam dúvidas sobre comunicação animal, só mais um motivo para ler! Rosie pode não falar, nem fazer sinais como a Koko, mas sua brilhante capacidade de expressão e sentimento deixa qualquer um com o coração na mão.

Por fim, está mais que claro que 'Água para Elefantes' me comprou. Uma obra primorosa em todos os seus aspectos: humanos, animais, sentimentais, irracionais, comunicativos, sonhadores, lutadores....todos os adjetivos que puder pensar. Assim como Jacob, é irrestível a paixão por Rosie, uma elefante burra. E a mais inteligente que eu já vi.

R

GRUEN, Sara. "Água Para Elefantes'. Editora Sextante.2011.

272 páginas.

Rosie...uma elefante linda

Clarice Paes

escolha da editora

Escolha da Editora 20