63dbaf78bd3b8416044801pdf | Page 2

Janeiro / Fevereiro 2023 | Cidade Nova | 7
tenho , e saber que Deus me dá a oportunidade de amar todas as culturas e , sobretudo , de estar a serviço da Igreja .
Nas últimas décadas , o Movimento dos Focolares vem sofrendo uma queda significativa no número de novas vocações . O que os membros podem aprender com essa situação ?
É verdade que isso acontece . Assim como acontece em toda a Igreja . No Movimento , também existe essa queda do número de vocações , mas eu diria que é , sobretudo , uma diminuição das vocações para a vida consagrada . Nós nos estamos interrogando sobre qual seria a explicação disso aqui no centro internacional , junto a todos os centros , dos jovens , das famílias , todos : como devemos fazer agora ? Mas , ao mesmo tempo , não tenho dúvidas de que o carisma é moderno , que pode ainda atrair os jovens e , mais do que nunca , que é feito para os nossos tempos . Hoje , o mundo precisa de um carisma que fale da Unidade e não da divisão . É um carisma que tem potencial para atrair vocações e que sente a diminuição delas .
O que eu vejo é que , nesse momento , nós devemos aprender a como atualizar este carisma e com que linguagem devemos comunicá-lo , sobretudo aos jovens . O mundo mudou muito . Eu percebo que , nos meus encontros com os jovens do Movimento e com outros jovens que encontro , eles dão muita importância à proximidade de nós , adultos . Isso se nós dermos um verdadeiro testemunho de relacionamento com Deus , de uma vida coerente com o Evangelho . Isso os atrai . São jovens que têm sede do divino .
É verdade que diminuem as vocações , mas devemos nos perguntar : nós , adultos , como estamos vivendo a nossa vocação ? Devemos atualizar o carisma , com uma linguagem moderna , que possa ser entendida . Se hoje eu digo aos jovens uma frase de 40 anos atrás , pode ser que eles riam da minha cara . Mas o carisma não mudou . Sou eu que devo mudar o modo de apresentá-lo .
Qual seria o papel das outras vocações diante desse panorama ?
Não podemos esquecer que no Movimento existem muitas vocações . Não existe só a vocação de ser consagrado e viver em comunidade .
SIF - Movimento dos Focolares
Existem outras vocações que Deus continua suscitando no campo social , político , no mundo civil . Gostaria de sublinhar a importância de não esquecer que existem os focolarinos casados . Acho que os casados têm hoje um papel muito importante .
Por um lado , eu fico triste ao constatar a diminuição das vocações consagradas , por outro , me pergunto : o que Deus está querendo dizer com isso ? Qual o papel que os casados podem ter hoje ao testemunhar um carisma como o nosso ? Como podemos nos envolver na política , no social , ou em qualquer outra coisa , para viver por Deus ?
Podem existir chamados diferentes que Deus continua fazendo . O nosso empenho pode ser diferente . Pode ser que , no futuro , sejamos pouquíssimos consagrados junto a tantos outros que façam essa revolução junto a nós . E nós devemos ver , em todos esses , pessoas capazes . Não são de “ Série B ” porque não vivem em comunidade . Talvez se comprometam muito mais em viver por Deus e pelo seu reino !
Nos últimos meses , duas ideias se transformaram em “ palavras de ordem ”: parar e desacelerar . De onde nascem essas palavras e por que você sentiu o desejo de comunicá-las ao mundo ?
Essas duas simples palavras fizeram um giro no mundo , em todas as comunidades ! Muitos me escreveram . Eu fiquei maravilhada com o impacto que essas duas palavras fizeram na nossa gente . E me perguntei também o porquê disso . c

Janeiro / Fevereiro 2023 | Cidade Nova | 7