608861f70440d137079239pdf | Page 2

Maio 2021 | Cidade Nova | 17
“ Alguns cuidados são essenciais : o uso obrigatório da máscara , higienização constante das mãos e equipamentos utilizados , uso de garrafa de água individual , manter o distanciamento adequado , uma boa ventilação do ambiente . Além disso , a academia deve limitar o número de frequentadores . Caso não se sinta seguro , fique em casa ”, afirma Pereira .
Máscara dá falta de ar ?
As especialistas são unânimes : fora de casa , o uso da máscara é indispensável . Exercitar-se com ela não traz riscos à saúde , com exceção de casos em que as pessoas já tenham algum problema prévio . “ A máscara não diminui a oxigenação , não modifica a fisiologia da respiração , garante Pereira . “ É que a gente sente o incômodo , ela fica se movimentando ali , às vezes dá a impressão de que a gente vai engolir a máscara dependendo da respiração . Então eu diria até para evitar as atividades mais intensas , para não ter uma respiração mais ofegante e a máscara não ser um incômodo tão grande . Então , é usar a máscara sempre , fazer a experiência com vários modelos e ver a que você se sente melhor . Eu aconselho a descartável porque é a que eu gostei mais durante a atividade física ”, conclui .
Pós-Covid
Quem foi acometido pela Covid-19 deve ter alguns cuidados antes de retomar ou iniciar a prática de atividades físicas . E aqui , explica Leite , os mais cautelosos devem ser aqueles que tinham o hábito de fazer exercícios intensos . “ A Covid-19 deixa resquícios tanto na parte respiratória quanto na parte cardíaca . Melhorou , teve alta ? Show de bola , graças a Deus , mas procure um médico , faça um check-up para saber o que a pessoa pode fazer , para fazer tudo com segurança ”, alerta a educadora .
Se bem orientadas , complementa Pereira , as atividades físicas podem ser , inclusive , importantes aliadas na recuperação : “ Diferentes estudos apontam que a atividade física , quando bem orientada , tem se mostrado eficaz no tratamento e na reabilitação de pacientes com sequelas provocadas pela Covid-19 . Para tanto , é necessário ser acompanhado por um profissional da área , que irá orientá-lo baseado nas especificidades de seu tratamento ”.
Confira alguns exercícios recomendados pela OMS para fazer em casa
Joelho no cotovelo
Toque o joelho com o cotovelo oposto , alternando os lados . Tente fazer isso por 1-2 minutos , descanse por 30-60 segundos e repita até 5 vezes .
Prancha
Apoie os antebraços firmemente no chão , com os cotovelos sob os ombros . Mantenha os quadris na altura da cabeça . Mantenha a posição por 20-30 segundos , descanse por 30-60 segundos e repita até 5 vezes .
Alongamento da coluna
Toque as orelhas com a ponta dos dedos e levante a parte superior do corpo , mantendo as pernas no chão . Abaixe a parte superior do corpo novamente . Execute este exercício 10-15 vezes , descanse por 30-60 segundos e repita até 5 vezes .
Agachamentos
Coloque os pés alinhados na largura do quadril , com os dedos apontando ligeiramente para fora . Dobre os joelhos o quanto for confortável , mantendo os calcanhares no chão e os joelhos acima ( e não na frente ) dos pés . Dobre e estique as pernas . Execute este exercício 10-15 vezes , descanse por 30-60 segundos e repita até 5 vezes .
Fonte : Organização Mundial da Saúde . As imagens e outros exercícios encontram-se no link : https :// www . euro . who . int / en / health-topics / health-emergencies / coronavirus-covid-19 / publications-and-technical-guidance / noncommunicable-diseases / stay-physically-active-during-self-quarantine

Maio 2021 | Cidade Nova | 17