60369c46813da948413956pdf | Page 2

Março 2021 | Cidade Nova | 31
Movimento dos Focolares
Terra Santa . Além disso , colabora em comissões e organizações para a promoção do diálogo inter-religioso , como a Comissão Episcopal para o Diálogo Inter-religioso , a Assembleia dos Católicos Ordinários da Terra Santa e a Interreligious Coordinating Council ( ICCI , Conselho de Coordenação Inter-religiosa ) em Israel .
Karram recebeu em 2013 o Mount Zion Award com a estudiosa e pesquisadora judia Yisca Harani , pelo empenho no desenvolvimento do diálogo entre culturas e religiões diferentes . No Pentecostes de 2014 , representou o Movimento dos Focolares na Invocação para a Paz nos Jardins Vaticanos , na presença do papa Francisco , do patriarca ecumênico Bartolomeu , do presidente do Estado Israelita na época , Shimon Peres , e do presidente do Estado Palestino , Mahmoud Abbas . Em 2016 , recebeu o Prêmio Internacional Santa Rita , pela atuação no diálogo entre cristãos , hebreus , muçulmanos , israelitas e palestinos .
Ainda em 2014 , foi eleita pela Assembleia Geral da Obra de Maria como conselheira do Centro Internacional , atuando na Itália e na Albânia , e como corresponsável para o diálogo entre movimentos eclesiais e novas comunidades católicas .
Ela diz que quando viu o seu nome escolhido para a presidência do Movimento dos Focolares , além da emoção , sentiu muito temor de Deus e ao mesmo tempo uma força que ela julga vir do Espírito Santo , fruto de tantas orações vindas de todo o mundo para o bom andamento dos trabalhos da Assembleia . “ Depois de ter compreendido que tinha que aceitar , senti uma grande força , muita coragem misturada com esse temor de Deus . E nesse momento , disse ‘ eis-me aqui ’, porque sentia que fundamentalmente era um chamado de Deus . Respondi a seu chamado a ser como Maria , serva para a Obra , serva de cada
um , não para governar uma Obra tão grande , que não é uma Obra humana , não é uma organização , uma associação , mas uma Obra que contém uma grande variedade de pessoas , não só católicos , mas de várias igrejas , religiões , de todas as idades , latitudes , de todas as culturas , e então eu só disse que tinha que ser serva de todos e poder aprender de todos . Invoquei a Deus para poder ser este instrumento .”
Audiência com o papa Francisco
A Assembleia Geral trouxe uma grande surpresa para todo o Movimento dos Focolares : no dia 6 de fevereiro , uma audiência privada com o papa Francisco na sala Paulo VI , no Vaticano . Uma representação da Assembleia esteve presente , enquanto membros do Movimento seguiram o encontro em tempo real e de modo on-line . Na ocasião , Maria Voce apresentou pessoalmente a nova presidente da Obra de Maria , Margaret Karram , ao papa .
Em seu discurso , Francisco dirigiu uma saudação a todos os integrantes do Movimento dos Focolares e elencou três pontos : o momento pós- -fundadora , com a fidelidade à fonte original do carisma e uma advertência contra a autorreferencialidade ; a importância das crises como oportunidades de crescimento ; e a coerência e o realismo na vivência da espiritualidade . O papa exortou ainda a uma promoção cada vez maior da sinodalidade na condução da Obra de Maria e concluiu lembrando que , a exemplo de Chiara Lubich , devemos permanecer sempre à escuta do grito de abandono de Cristo na cruz , “ que manifesta a mais alta medida do amor ”.
Movimento dos Focolares
Da esq . à dir .: Maria Voce , agora ex-presidente do Movimento dos Focolares , Margaret Karram , e Jesús Morán , reeleito copresidente dos Focolares
Papa Francisco recebe Assembleia Geral do Movimento dos Focolares em audiência privada no Vaticano

Março 2021 | Cidade Nova | 31