Chave de Leitura | Maria Helena Fonseca Faller | revista @ cidadenova . org . br
Você já tinha pensado nisso ?
Economia de Francisco : uma leitura
A autora é mãe , empreendedora , advogada , professora universitária e presidente da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão ( Anpecom )
A ECONOMIA de Francisco tornou-se um movimento global , marcado pela pluralidade , pela criatividade e diversidade de atores , movimentos e organizações . Papa Francisco é uma liderança mobilizadora , fala para todos , na posição de quem lidera para servir a humanidade , a qual requer urgentemente um novo sistema cultural e econômico .
Tudo começa em março de 2019 , com uma convocatória dirigida a jovens , empreendedores , economistas e lideranças globais , para a realização de um pacto global para a construção de um sistema econômico mais justo , inclusivo e regenerativo , a qual se estruturou ao redor de dois eixos : propósito interior , que consiste em um chamado e uma vocação para mudar o mundo , independente de religiões e convicções políticas e mudanças sistêmicas em escala global .
As bases desse convite encontram-se na Encíclica Laudato Si ’ e no pensamento franciscano , que compreendem que a força motriz da mudança sistêmica mora no coração e na alma humana . Todas as pessoas são capazes de se conectar com suas almas , com a natureza e com o cosmos , e não é necessário ser cristão para isso . Todos são chamados a viver em comunhão global .
Foi assim que Francisco de Assis viveu no seu tempo e era assim que se relacionava com o mundo . Quando ficou nu no interior de uma igreja e renunciou a herança do seu pai , desafiou de forma concreta os padrões culturais , econômicos e religiosos de sua época , propondo uma nova forma de gerar e compreender as verdadeiras riquezas da vida . Não se tratou de mera renúncia . Ele reiniciou sua vida e iniciou uma nova cultura , fundamentada na sobriedade e na comunhão com o mundo .
O pensamento franciscano trouxe fortes contribuições ao pensamento econômico : gestão circular , cocriação , subsidiariedade , origem das caixas econômicas , autonomia pelo trabalho , liberdade criativa , mercado justo e regenerativo , consumo crítico e sóbrio , destinação social dos bens .
Essa convocatória de março de 2019 foi suficiente para chacoalhar o mundo . Não bastasse isso , na conclusão do encontro global virtual , em novembro de 2020 , papa Francisco retorna e convoca-nos a aprofundar seu primeiro chamado , a partir de três pilares : vocação , cultura e pacto , fixando os olhos na face do leproso , vi-
36 | Cidade Nova | Janeiro 2021