5f9b199693f26827493149pdf | Page 2

Novembro 2020 | Cidade Nova | 19
quando o clima está um pouco pesado , até que nós consigamos chegar a um consenso , até que cheguemos a ter Jesus no meio ”.
E o seu modo de viver é um forte testemunho do carisma de Chiara entre os religiosos brasileiros . “ Eu percebo que as pessoas ficam entusiasmadas com o entusiasmo que eu passo . Eu vejo que é de Deus isso , é do Carisma da Unidade . Eu vivo cheia de compromissos , porque uma pessoa quer que eu faça a abertura de uma reunião , quer que eu faça uma live disso … E se perguntar o porquê , dizem que é porque eu passo uma energia , uma força , um ânimo pela vida consagrada ”, conclui .
Conectados numa só luz
O CARISMA DA UNIDADE NO MINISTÉRIO SACERDOTAL O padre diocesano Hélio Fronczak , coordenador nacional dos sacerdotes que vivem o Carisma da Unidade , explica que esse carisma é um dom que responde àquilo que a Igreja pede em seus documentos , ou seja , ser uma Igreja- -comunhão . “ A Espiritualidade da Unidade nos ilumina fortemente , oferecendo elementos concretos para viver a comunhão . Então , se eu penso na arte de amar , que aprendi de Chiara : amar por primeiro , amar a todos … é a maneira concreta de poder criar comunhão na Igreja ”, conta o sacerdote . Ele ressalta ainda que o carisma de Chiara ajuda a realizar “ aquilo que os padres são chamados a ser : o presbitério . A família dos padres . A espiritualidade é uma grande resposta a esta orientação da Igreja : os padres fazem parte do presbitério ”.
O incentivo a esse aspecto mais relacional da Igreja é o que o padre Dionísio Zamuner destaca como contribuição da Espiritualidade da Unidade para o sacerdócio . “ Deu uma nova luz . Sobretudo , me colocou nessa disposição de me colocar a serviço , servir por amor , sendo amor para com todos , independentemente da posição , do cargo que ocupamos ”.
A vida de unidade no meio sacerdotal também está presente nos seminários . “ O Gens é aquele que está no seminário , aquele jovem que durante a formação tem contato com o Movimento . É uma vocação também . É uma escolha que se tem que fazer ”, explica o seminarista Matheus Kurta , coordenador nacional dos Gens , isto é , a Geração Nova sacerdotal . Segundo o aspirante ao sacerdócio , “ o Carisma da Unidade vem potencializar a nossa formação sacerdotal ”. Para ele , a Espiritualidade da Unidade faz uma releitura da vivência do ser cristão . “ Não é um chamado maior do que a vocação para ser padre , mas um chamado para ser de Deus . Para abrir-se ainda mais para a vontade de Deus .”
Ekklesía Brasil
Nos dias 26 e 27 de setembro de 2020 , o Movimento GenRe do Brasil promoveu um encontro por meio de uma plataforma de videoconferências em comemoração ao 50 º aniversário desse setor do Movimento dos Focolares , com o título “ Conectados numa só luz ”. Participaram religiosos e religiosas de todo o planeta , bem como de todos os setores juvenis do Movimento dos Focolares .
“ Eu acho que foi um presente de Deus muito grande ”, conta Ellen Surer . Segundo o padre Dionísio , que foi um dos primeiros GenRe no mundo , “ no fundo era todo o Movimento que estava ali presente . É um sinal dos tempos que a gente está vivendo , uma graça que Deus está dando para todos nós ”. Felipe Pasquôto conclui resumindo em uma frase : “ uma Igreja clarificada pela unidade ”.
Você pode conferir a gravação da transmissão do evento na íntegra no canal do Youtube “ Movimento dos Focolares Brasil ”.
A Editora Cidade Nova lança o número Zero de um novo projeto editorial , a revista Ekklesía Brasil . Parte de um projeto internacional , a publicação é voltada a membros do clero diocesano , religiosos e religiosas , leigos e leigas , especialmente empenhados na ação pastoral . Acesse nossos canais digitais para receber um exemplar gratuito do número promocional da revista .
Divulgação

Novembro 2020 | Cidade Nova | 19