5 Caminhos ao Encontro da ABPj | Page 11

INÍCIO DO CAMINHO ...

A Turma 2018 do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós- Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior ( PPGCIMES ) da Universidade Federal do Pará ( UFPA ), apresenta seus relatos de experiência na vivência com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos ( ABPj ) por meio de uma investigação sobre inovação em projetos existentes no âmbito da graduação como proposta da disciplina obrigatória Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem , ministrada pelas professoras Cristina Lúcia Dias Vaz e Guaciara Barbosa de Freitas , neste e-book intitulado “ 5 caminhos ao encontro da ABPj ”.
O maior desafio dessa vivência foi os alunos saírem da sua zona de conforto buscando projetos considerados por eles inovadores em graduações que não contemplavam sua área de formação .
Para a aplicação da ABPj foram disponibilizados materiais acerca do conteúdo , no qual os discentes tiveram acesso ao livro “ Aprendizagem Baseada em Projetos : educação diferenciada para o século XXI ” de William Bender ( 2014 ), e a leitura complementar “ Pedagogia dos Projetos : etapas , papéis e atores ” de Nilbo Ribeiro Nogueira ( 2008 ), sendo bases para desenvolver , passo a passo , a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos e , para investigar inovação , tiveram acesso ao livro “ Inovação no ensino superior ” de Marcos Masseto ( 2012 ).
Foram formadas cinco equipes ( Escavando Inovações , Explorers , Foca no Trabalho , OuSADAs e Projetando ). A partir de então , todos os passos da metodologia , como a busca de informações , construção de diário para registrar o percurso das equipes , elaboração de artefatos para as apresentações parciais , até a finalização com o produto final foram na prática , sendo vivenciados e apreendidos pelos alunos . Em cada fase uma surpresa , um novo rumo e novas decisões a serem tomadas . Nos cinco caminhos , a cada obstáculo encontrado foram realizadas discussões em busca de soluções sob orientação das professoras . A solução , sempre baseada no consenso do trabalho em equipe , seguia a lógica do contorno 1 , pois o tempo previsto para a execução da tarefa , não permitia uma parada longa na estrada , levando sempre em consideração o cronograma previamente determinado no plano de ensino da disciplina : o Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento da Aprendizagem ( SADA ).
1
Alusão ao poema da epígrafe - Das Pedras de Cora Coralina .
11