3 Margens 3 Margens Ano Letivo 2013-2014 | Page 6

Reporteres em Ação

6

Nasceu um novo Laboratório de Informática na nossa escola

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da turma 11ºD foram os responsáveis pela montagem dos computadores da sala 43, com componentes informáticos adquiridos pela escola (memórias, motherboards, processadores, discos rígidos, fontes de alimentação, monitores, ratos e teclados). Através da reciclagem de caixas, teclados e alguns ratos já existentes na escola, o Laboratório de Informática (sala 43) está agora equipado com 14 novos computadores.

Criar para ensinar, criar para aprender

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) os formandos do Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas e Informática da turma 8ºG desenvolveram, nas aulas de Aplicações Informáticas de Escritório, com o programa EdiLIM, livros digitais interativos de tema livre com vocabulário e exercícios adequados aos alunos com necessidades educativas especiais. Estes livros contêm sopa de letras, jogos de memória, puzzles, exercícios de correspondência e de descoberta. A aplicação e a aquisição de competências de forma lúdica, quer por parte dos alunos que produziram quer pelos alunos que os vão usar, foram os objetivos principais desta atividade. Estes livros digitais interativos foram disponibilizados nos computadores da Biblioteca Escolar e sala de Educação Especial para serem utilizados durante o ano letivo por todos os alunos que queiram testar os seus conhecimentos sobre os mais variados temas. Todos os alunos demonstraram especial interesse e motivação na realização dos livros digitais. A seguir ficam alguns exemplos que fazem parte destes livros.

.

Hora de código

Durante a semana de 9 a 15 de dezembro inserida no Mês da Ciência e Tecnologia, que decorreu na Escola Secundária/3, foi promovido um evento global designado por "Hour of Code" no âmbito da Semana da Educação em Ciência de Computadores (Computer Science Education Week), acessível em http://csedweek.org/learn. Participaram neste evento 15 milhões de alunos de 170 países.

Mostrar que programar pode ser simples, fácil, divertido e acessível a todos e

.

A participação nesta atividade comprovou que com alguma imaginação e raciocínio é possível programar mesmo sem conhecimentos prévios de programação. Todos os alunos demonstraram grande empenho e entusiasmo na realização desta atividade e na concretização dos seus programas/ jogos. No fim da atividade, os participantes tiveram direito ao diploma de participação deste evento mundial. Exemplos dos jogos criados pelos alunos do 8ºB, com o programa Scratch.