3 Margens 3 Margens Ano Letivo 2013-2014 | Page 4

Reporteres em Ação

4

Chegou o Natal à Sala Verde do CEC…

Com o Natal descobrimos um pouco da história de gerações seculares do cristianismo: o nascimento do menino Jesus.

É Natal, tempo de descobertas, de vivências diferenciadas, de valores como a solidariedade, a partilha, a amizade, o tempo de paz e também de aprendizagens. Descobrimos através de histórias que ouvimos e que explorámos em grupo, um pouco do espírito desta época natalícia. E passamos a citar frases dos alunos de 3, 4 e 5 anos): “Natal é Jesus”… “Natal é o presépio”…”Natal é não fazer guerras”…”Natal é a estrela”… “Natal é sermos amigos”…”Natal é ajudar os outros”… “Natal é partilhar”… Natal é o pinheiro com bolas e luzinhas”… “Natal é paz”.

E descobrimos que ser criança é viver a magia do Natal: fazer a árvore na sala de atividades (com a partilha e colaboração dos pais: pinhas, cartão e materiais esponjosos). Decorámos estrelas de cartão que reaproveitámos para elaborar as decorações, o pinheirinho e os seus enfeites. Deste modo aprendemos a reciclar materiais!

E os nossos pais fizeram-nos uma surpresa: também participaram num projeto da nossa Biblioteca, que consistiu na elaboração de uma árvore de madeira cheia de bonecos de neve, partindo de meias, madeiras recicladas e outros materiais, para a entrada da nossa escola! E os pais das outras salas também fizeram as suas! Todas ficaram diferentes e originais e descobrimos que é na diversidade que está a beleza.

Com o Natal descobrimos, a brincar, o domínio da matemática: formámos conjuntos (com objetos de Natal pintados por nós), contámos e conhecemos os números de 1 a 10. Deste modo começámos a identificá-los.

No domínio da Abordagem à Escrita, ludicamente, descobrimos letras e palavras associadas aos objetos pintados: sinos, bolas, árvores de Natal, bonecos de neve, velas, botinhas de Natal… Aprendemos a ver a palavra como um conjunto de letras (que iremos descobrindo ao longo do tempo). Descobrimos formas de dividir as palavras (associadas a objetos) e a dividir algumas mais simples em sílabas, através de batimentos com as mãos.

E iremos continuar estes e outros jogos em grupo, no flanelógrafo, e de outras formas, com outras palavras, ao longo do ano letivo! É divertido aprender!

Obrigado a todos que têm colaborado e participado nas nossas aprendizagens!

O grupo da Sala Verde